formigamento nas mãos

Formigamento – o que pode ser?

Formigamento: O que pode ser?

Entenda aqui as causas possíveis dos formigamentos nas diversas regiões do corpo

Formigamento é um dos sintomas neurológicos mais frequentes, e pode ser devido a diversas causas, tanto simples quanto graves.

Formigamentos são chamados na nomenclatura médica de parestesias, podem ocorrer no rosto, nas pernas, nos braços, no tórax e abdome. Ocorre com frequência nas mãos e pés.

Formigamentos em apenas um lado do corpo são de provável origem neurológica. Quando ocorre de uma hora para outra, juntamente com uma perda de força na mesma metade do corpo, pode ser sinal de um AVC, de um derrame. Formigamentos podem também preceder ou acompanhar dores de cabeça do tipo enxaqueca, especialmente a enxaqueca com aura, neste caso tem duração de 5 a 60 minutos e são passageiros, logo a seguir ou juntamente com o formigamento em uma metade do corpo (geralmente metade do rosto e braço no mesmo lado) a dor de cabeça da enxaqueca.

Quando o formigamento é dos dois lados, pode ser sinal de hiperventilação, ansiedade, geralmente nas duas mãos simultaneamente ou na boca, lábios.

Quando ocorre o formigamento nas mãos, podendo até ser dos dois lados, comumente mais à noite, pode ser da síndrome do túnel do carpo, quando um nervo que passa na região do punho encontra-se apertado por alguma estrutura.

formigamento nas mãos
formigamento nas mãos

As neuropatias periféricas, doenças dos nervos periféricos, causam formigamentos, queimação, dor em extremidades das mãos e ou pés, sola dos pés em geral. Pode ocorrer pela chamada neuropatia periférica do diabetes.

formigamento nas pernas
formigamento nas pernas

Formigamento nas pernas: o que pode ser?

Quando aparece um formigamento nas pernas, se for de uma lado apenas, seguindo o território de um nervo ou raiz nervosa, pode ser devido a uma hérnia de disco na região lombar.

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista. Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres ligue para :

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

 Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

O livro “Dor de Cabeça: O que ela quer com você?” escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, publicado pela editora Integrare, torna-se o primeiro livro da área a entrar como ebook.

Clique na figura e acesse

Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e  TRATAMENTO DA ENXAQUECA 

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista.

Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres em 8 de junho de 2020

250 Replies to “Formigamento – o que pode ser?”

  1. Dr. Bom dia! Gostaria de saber o que tenho. Sinto formigamento no meu corpo inteiro, sinto picar ao mesmo tempo picadas de formiga, sou hipertença , tenho 56 anos , tenho colesterol altissimo, minhas pernas sempre enchadas o que o senhor mim recomenda.

    1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

  2. Doutor….boa noite……eu faço hemodialise tres vezes por semana…………..e algum tempo iniciou um formigamento em todo o meu corpo, fazendo assim que os meus musculos se contrai perdendo um pouco das forças para movimentação….o meu medico me receitou cloridrato de amitriptilina 25mg….mas mesmo assim não cessa o formigamento………..a alguma explicação, algo sobre isso, que poderia me ajudar para conversar com o meu médico a respeito….obrigado.

  3. ola boa noite ,ultimamente estou sentindo braços ,pernas e meu rosto formiga muito ,sou hipertensa tenho abusado por não tomar a medicação diária …. estou um pouco preocupada com isso tem como me ajudar ….obrigadaa

  4. MINHA MÃO AQUECE MUITO, FICA QUASE QUE PARALISA, ANTES ME DA MUITA DOR DE CABEÇA ENCIMA DOS OLHOS ,QUASE NÃO OS CONSIGO MANTER EM ABERTO, MINHA PERNA DO MESMO LADO TRAVA COMO SE FOSSE UMA CAIBRA E UMA DOR IMENSA…
    PARECE QUE MEU CORPO CAMINHA COMO SE SUBISSE E DESSE..
    O QUE PODE SER ..MINHA MAE TEM ECLANPSICA COM PERDA DE MEMORIA COMPLETA..E ANTERIORMENTE A SENTI ISSO ENQUANTO DORMIA E NSABIA O QUE ESTAVA ACONTECENDO MAIS NÃO CONSEGUI PEDIR AJUDA..FIQUEI IMOVEL ATÉ DORMI..

  5. Boa Noite…..
    Tenho um cavenoma venoso superior direito … depois da minha 1º convulsão comeceia a sentir furmigamento do lado esquerdo do corpo, gostaria de saber se é referente a doença ou não ?….
    Obrigada !!

  6. Doutor, bom dia de 3 a 4 meses estou com enformigamento na nuca que sobe pela cabeça , estou preocupada. Tenho medo de ser alguma coisa desagradavel,espero seu contato

  7. olá!
    minha mãe tem dormência e formigamento no braço esquerdo já consultou toma vertix,fluoxicetina e frizziun 20. e continua dor menta faz mais de um mês.o que poderia ser ela já consulta com neuro a mais de um ano e não resolveu devo procurar outro profissional.desde já agradeço

  8. Oi meu nome é Carla tenho 37 anos, tenho bloqueio do ramo direiro de 3° Grau, meu Pai faleceu com aneurisma cerebral, tenho dores de cabeça frequentes, porem de um tempo pra ca as dores mudaram mto,passei mal por causa de uma dor de cabeça tao forte q parecia q ia morrer, junto de vomitos e formigamento do braço esquerdo total, meu lado esquerdo iclusive a perna, nao tem a mesma força…a dor de cabeça ultimamente se localiza do lado esquerdo…isso é apenas uma enxaqueca?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.