formigamento nas mãos

Formigamento – o que pode ser?

Formigamento: O que pode ser?

Entenda aqui as causas possíveis dos formigamentos nas diversas regiões do corpo

Formigamento é um dos sintomas neurológicos mais frequentes, e pode ser devido a diversas causas, tanto simples quanto graves.

Formigamentos são chamados na nomenclatura médica de parestesias, podem ocorrer no rosto, nas pernas, nos braços, no tórax e abdome. Ocorre com frequência nas mãos e pés.

Formigamentos em apenas um lado do corpo são de provável origem neurológica. Quando ocorre de uma hora para outra, juntamente com uma perda de força na mesma metade do corpo, pode ser sinal de um AVC, de um derrame. Formigamentos podem também preceder ou acompanhar dores de cabeça do tipo enxaqueca, especialmente a enxaqueca com aura, neste caso tem duração de 5 a 60 minutos e são passageiros, logo a seguir ou juntamente com o formigamento em uma metade do corpo (geralmente metade do rosto e braço no mesmo lado) a dor de cabeça da enxaqueca.

Quando o formigamento é dos dois lados, pode ser sinal de hiperventilação, ansiedade, geralmente nas duas mãos simultaneamente ou na boca, lábios.

Quando ocorre o formigamento nas mãos, podendo até ser dos dois lados, comumente mais à noite, pode ser da síndrome do túnel do carpo, quando um nervo que passa na região do punho encontra-se apertado por alguma estrutura.

formigamento nas mãos
formigamento nas mãos

As neuropatias periféricas, doenças dos nervos periféricos, causam formigamentos, queimação, dor em extremidades das mãos e ou pés, sola dos pés em geral. Pode ocorrer pela chamada neuropatia periférica do diabetes.

formigamento nas pernas
formigamento nas pernas

Formigamento nas pernas: o que pode ser?

Quando aparece um formigamento nas pernas, se for de uma lado apenas, seguindo o território de um nervo ou raiz nervosa, pode ser devido a uma hérnia de disco na região lombar.

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista. Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres ligue para :

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

 Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

O livro “Dor de Cabeça: O que ela quer com você?” escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, publicado pela editora Integrare, torna-se o primeiro livro da área a entrar como ebook.

Clique na figura e acesse

Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e  TRATAMENTO DA ENXAQUECA 

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista.

Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres em 8 de junho de 2020

250 Replies to “Formigamento – o que pode ser?”

  1. Boa tarde!Tive uma dor de cabeça no sábado que doia quando eu abaixava sentia também pressão nos ouvidos e uma ardencia no nariz subindo para a cabeça,agora estou sentindo um formigamento na face,braço e mão do lado esquerdo.Estou com medo.

    1. Boa tarde, tenho 55 anos e faz uns 30 dias q estou sentindo formigamento na mão esquerda geralmente quando eu ergo o braço o formigamento almenta e é diréto, estou preocupada o q pode ser?

      1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

        Obrigado
        Equipe Portal Cefaleias.com.br

  2. tive um ataque hj mto ruim, faltou meu ar, minhas pernas e braços ficaram formigando, eu n conseguia respirar, eu fiquei mto nervosa, fui p emergencia e tive q ir p o oxigenio…o devo ter??tenho 32a, por favor me de qualquer resposta.obrigada.

  3. Olá bom dia
    as vezes ou em alguns meses sinto uma dor muito estranha …vai indo pro etapas
    Começa assim minha vista fica meio embasada ai passa,depois sinto um formigamento na boca,lingua, na região do rosto e nas mãos, ai passa as vezes tambem vomito ai passa, aipro fim fico com uma dor na cabeça bem forte ..
    Ja foi em medico mais les sempre encaminham para neurolosgista nunca foi mais passei com um clinico geral ele supeitou de enxaqueca será que pode ser?
    bom ja faz alguns anos que sinto isso e não para estou ficando preocupada..
    o será que faço em?
    Estou no aguardod e respostas
    att.
    Juliana

    1. juliana tambem estou sentido a mesma coisa estou muito preocupada voce teve o seu diagnostico o que é me ajuda por favor !

  4. olá…faz + ou- 1 mês que minha mão direita começou a ficar c/ dormencia e agora meu braço labios e um lado do meu rosto e estou sentindo tonturas o que seria?grata

    1. Bom dia!
      Também estou com o mesmo problema, ja fui no cardiologista, fiz todos os exames e não descubro a causa.

  5. Bom dia! Gostaria de saber o que tenho. Sinto formigamento nos pés e nas mãos. Durmo mal, e tenho enxaquecas,e as duas pressão quase sempre elevadas, exp. 14-11 e 13-10. Tenho 56 anos e peso 127 kg. sou sedentária. Estou muito preocupada. Obrigada

  6. Olá,

    tenho formigamento nas mãos e pés, em seguida os meus nervos começam a endurecer e não consigo mexer com meus membros. Fico toda dura, as mão não abrem. Já fiz consulta e estou tomando medicamentos para depressão (pondera), mas ainda tenho estes ataques. Quero saber qual médico devo procurar. O que é isso que estou sentindo?

  7. Ola Boa Noite! Ultimamente estou tendo formigamento nos labios antes era uma vez por dia … agora estou tendo duas vezes estou preocupada pois estou tendo tonturas e dores de cabeça forte como se fossem agulhadas na nuca… o que poderia ser?

    muito obrigada….

    att
    Natalí

  8. Olá meu nome é Cidinha,faz uns dez dias que sinto
    meu braço e meu dedo do pé formigando ambos do mesmo lado,no meu trabalho fico uma boa parte do dia em pé,em minha familia á varios casos de A.V.C e derrame, e isso me deixa preocupada ,esses
    formigamentos podem ser porque fico muito tempo em pé?.

  9. sinto tonturas,formigamento nas mãos e labios e falta de ar,o q seria.Ésó eu pensar q me dá será o psicologico.Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.