Enxaqueca: causas, sintomas e tratamentos

O que é Enxaqueca?

Para ver o vídeo, clique na figura

Enxaqueca é uma doença neurológica crônica, comum e incapacitante, afeta 15,2% dos brasileiros e diminui intensamente a qualidade de vida de quem sofre.

Enxaqueca na população

A enxaqueca afeta 15,2% dos Brasileiros, mas com diferenças regionais, no sudeste os índices chegam a 20,5%, no sul 16,4%, no nordeste 13,6%, no centrooeste 9,5 % e no norte 8,5 %.

Causas da enxaqueca

A enxaqueca é uma doença multifatorial, os aspectos importantes são:

  1. genéticos,
  2. hormonais (na mulher),
  3. comportamentais,
  4. de estilo de vida (stress, sono ruim, má alimentação, sedentarismo)

Dos aspectos comportamentais e emocionaisna enxaqueca dividimos os de:

  1. Personalidade (alto grau de exigência, perfeccionismo, centralização)
  2. Ansiedade (antecipação, medo, fobia, expectativa apreensiva, estado de hiperalerta, tensão, pessimismo)
  3. Humor (irritabilidade, desanimo, depressão, culpa, oscilaçao de humor- altos e baixos, aceleração mental)

Para entender as causas da enxaqueca é importante entender o sistema de dor.

O sistema de dor é um sistema de defesa do organismo, como o sistema imune, a febre, a tosse, e representa um ganho evolutivo, pois existe para sinalizar um potencial de lesão para que ocorra retirada do estímulo. É fundamental para a adaptação do indivíduo com meio ambiente.

Funciona como se fosse um conteiner, um balde de água, que quando chega no seu limite se transborda, ou seja, acontece a crise de dor de cabeça, para evitar então que o sistema transborde é preciso diminuir a entrada de líquido no sistema (os desencadeantes da enxaqueca), aumentar o tamanho do contêiner (diminuir a predisposição do sistema com tratamentos preventivos) e aumentar o escoamento dos líquidos (exercícios físicos, relaxamentos, psicoterapia).

SINTOMAS DA ENXAQUECA

Na enxaqueca ocorrem vários sintomas:

  • Dor latejante, pulsátil
  • De um lado da cabeça
  • Intensidade moderada a forte
  • Piora com atividades físicas rotineiras
  • Incomodo com a luz e barulho,
  • náusea ou vômitos,
  • Não precisam todos estarem presentes (2 já bastam)

    15 a 25 % das enxaquecas podem aparecer com auras, precedem ou acompanham as crises, duram de 5 a 60 minutos, normalmente são visuais.

    TRATAMENTO DA ENXAQUECA

    O tratamento da enxaqueca tem que ser baseado nas suas causas, com orientação sobre os desencadeantes e essencialmente o início de um tratamento preventivo.

    Tratar apenas as crises na hora em que elas aparecem sem orientação preventiva não leva a lugar nenhum!

    Existem diversas opções de tratamentos preventivos para a enxaqueca, podem ser:

    MEDICAMENTOSO

    Antidepressivos, Betabloqueadores, bloqueadores de Calcio, neuromoduladores (anticonvulsivantes), melatonina, riboflavina, Coenzima Q10, Neurolépticos, metisergida, Toxina Botulinica (botox),Petasitis hibridus, Tanacetum Parthenium (fitoterápicos)

    NÃO  MEDICAMENTOSO

    Psicoterapia, hipnose, relaxamento, acupuntura, massagem, Fisioterapia (LASER, TENS, postura), biofeedback, exercícios físicos

    Na hora da dor podem ser realizadas as estratégias deTratamento passo a passo, começando com os analgésicos e seguindo a lista abaixo:

    • Analgésicos simples
    • Anti-inflamatórios
    • Ergotaminas
    • Triptanos

    Pode-se usar também o Tratamento Estratificado, para crises incapacitantes, pode-se utilizar direto medicações específicas TRIPTANOS e com intervenção precoce. Se náuseas e vomitos estiverem presentes pode-se associar antiemético.

    ATENÇÃO! Não se auto medique!

    Procure ajuda médica, procure um neurologista para realizar seu tratamento, para contato entre no http://cefaleias.com.br/clinica

    Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, diretor do Centro de Cefaleia Sāo Paulo, ligue para 

    Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

    Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

    Para saber mais, leia o livro escrito pelo Dr Mario Peres – Dor de Cabeça: o que ela quer com você? Integrare Editora,

    Tags: , , , , , , , , ,

    Trackback from your site.

    Comments (28)

    • claudia

      |

      Meu pai consultou um médico p- resolver seu problema de enxaqueca, este médico receitou 90 comprimidos de neosaldina,3 por dia durante 30 dias, esse tratamento tem algum efeito colateral?

      Reply

    • flávia

      |

      Boa tarde!!
      Tenho crises de enxaqueca a mais de 13 anos , sempre estou indo ao neorologista mas nunca fiz um tratamento com bloquadores ,qdo ataca fico logo com disturbios visuais e com a mente confusa chego até a esquecer nomes de pessoas próximas as vezes não tenho a percepção de onde estou em seguida vem dores muito fortes , sinto também as mãos e a boca dormecerem , enjoos e irritabilidade, tenho muito medo disso pois está a cada dia tirando o meu convívio social e atrapalha muito o meu desenvolvimento no trabalho, os sintomas sempre são os mesmos , tenho medo que apareçam novos sintomas. Sempre que tenho crises tomo o naramig ou sumaz 100mg, existe outras alternativas para a prevenção?

      Reply

    • FATIMA

      |

      OI Amelia, eu sofro de enxaqueca adesde meus 7 anos de idade,Hoje com 55 anos aindo sofro,é terrivel,mas descobri que tomando 25 gotas de buscopan me alivia em questão de 5 minutos,apezar de ser frequente. As vezes sinto medo de tanto que to tomando esse remédio, mas pra mim é a salvação por enquanto. beijos. fique com Deus.

      Reply

    • Miriam Turesso

      |

      Bom dia,

      Tenho dores de cabeça fortissimas desde minha infancia. Há dois anos atrás, tive uma crise como nunca, ela durou 90 dias; nada resolvia, tomava medicamento na veia e saia do hospital com a mesma dor. Fiz tratamento com um neurologista e o mesmo me passou os seguinte remédios: topiramato(por um mês), flanax, naramig e neosaldina(q ja tomo constantemente. Fiz, tb, acumpuntura e massagens. Além das crises comuns, as quais já estou acostumada, tive duas ameacas de voltar a “grande crise”(como costumo chamá-la) e uma delas está sendo agora, estou com dores fortes e diversos sintomas há dias…Existe algum outro tratamento alternativo?

      Reply

    • maria aparecida

      |

      para enxaqueca tomem ENXAQUE, apos anos sofrendo descobri recentemente esse remedio, que p/mim foi otimo,evito alguns alimentos,procuro sempre fazer exercicios fisicos,graças ao meu bom DEUS ESTOU BEM MELHOR,DEPOIS QUE COMECEI A TOMAR ESSE MEDICAMENTO…

      Reply

    • amélia

      |

      Boa Tarde!!!

      Não aguento + de tanta dor,estou com 2 semanas que sinto isso…passa e volta d novo…Neosaldina nao serve +…agora tomo Cefalium…e até ele já esta demorand fazer efeito….Está com 4 vezes que acordo depois das crises e sinto minha cabeça dormente…Estou com medo ….Amanha estarei indo ao médico…Rogo a DEUS encontrar um alivio,pq esta d+…
      Não posso + levar sol…
      Qnd sinto doi ouvido…alias doi todo o lado do rosto…as x e o lado esquerdo dps e o outro….

      o que vc me diz…paro de usar + 1 pouco o pc:

      Obrigada!

      Reply

    • GESIELLE

      |

      Bom Dia!!!
      Tenho um dor de cabeça muito forte do lado direito, começa no fund od olhs e vai até a nuca, é uma dor intensa, qdo começa a dor tomo de 2 neosaldina de uma vez e não passa a dor, ja cheguei a tomar diclofrenaco, agora duas semanas atras de deu uma crise começou na ssexta e foi até segunda…tomei neosaldina e nada, diclofenaco, naprox e nada…até que eu tomei o naramig elhorou um pouco….. qdo foi esse FDS de novo me ataccou a dor no sabado depois de um sorvete que tomei a noite…tornei a tomar naramig…. não fui no pronto socorro pq todas as vezes que tenho essas crises chego la eles me dão soro..não fazem mais nenhum tipo de exame.
      A dor é tão forte que o lado direito do meu rosto até incha….qdo foi essa semana depois da ultima crise começou a sair sangue do meu nariz , mas só do lado direito que é onde dói.Voce acha que em crise de enxaqueca ocorre isso?? Ou eu tenho que procurar um médico, pq pode ser sintoma de outra doença??

      Muito obrigada!!!

      Reply

    • giovana

      |

      tenho crise de enxaqueca de vez em quando, viajar de avião pode piorar? porque da ultima vez que viajei, minha cabeça parecia que ia expludir, meus olhos ficaram super vermelhos.

      Reply

    • lindivane oliveira

      |

      AS VEZES TENHO ENXAQUECA QUASE MORRO DE TANTO QUE DOI ,MAS ACHO QUE E POR CAUSA DO MEU FIGADO,DOI MINHA CABEÇA ATE VOMITAR LIQUIDO AMARGOE VERDE,SINTO MTA DOR O QUE DEVO FAZER.

      Reply

      • Mario Peres

        |

        Lindivane, Voce precisa de um diagnóstico correto da sua dor de cabeça e iniciar um tratamento.

        Reply

    • Mario Peres

      |

      Este é um apanhado das principais questôes sobre as causas, sintomas e tratamento da enxaqueca, aproveitem para ver o vídeo também.

      Reply

    Leave a comment

    Para Marcar Consulta

    Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

    Redes Sociais

    Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

    Na mídia

    Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde