Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

 

Agomelatina Valdoxan
Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, atualizado em 13 de junho de 2020.

Foi aprovado em 2009 pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina apresenta um perfil de eficácia e tolerabilidade bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.

A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.

O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg.

Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.

Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina

119 Replies to “Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina”

  1. Há um ano e meio tenho depressão, confusão mental e pânico.
    Passei por todos os anti depressivos sem resultados.
    Tomo agomelaatina ha 3 dias e até agora nada.

  2. Olá,estarei orando por todos vcs,mas procurem manter a calma e busquem a DEUS em primeiro lugar.Sigam a orientação médica e nunca desistam da vida;O maior presente que já receberam.Bjos

  3. Rosangela
    Hoje ( 11/11/2010 ) a Psiquiatra que fui me passou o Valdoxan. Voce diz no seu comentário que ja usa a 3 meses e que esta gostando muito.
    O meu grande problema é insônia, o que me faz instavel no humor e instabilidade emocional.
    Quando voce diz que esta gostando muito o que quer dizer ? Quais os efeitos que ele te trouxe de bom ?
    Um abraço,
    Luiz Quintino dos Santos Junior

  4. Meu amigo está tomando… Já passei por essa situação e sei como é difícil mas tenham bastante fé e sigam a orientação médica, durmam direito e mais cedo para ficarem descansados e calma porque depois da tempestade, o sol vai brilhar novamente para vocês, assim como brilhou pra mim. Não tô lá essas coisas também ainda mas a vida é assim, cheia dos pepinos pra resolvermos! hehehe
    Boa sorte pra vocês!
    Um superabraço!!!

  5. ola,estou tomando valdoxan ha 15 dias e estou muito cansado,com as pernas bambas e a 3 dias com dor de cabeça e tambem com meus músculos latejando estou pensando em parar de tomar,oq eu faço.obrigado

  6. estou tomando valdoxan fazem 11 dias mas vou parar por aí pq. esta me fazendo muito mal.tenho tonturas crises de anciedade dor de cabeça e coração acelerado;ñ durmo ,este medicamento foi indicado pelo meu psiquiatra.sera q. é desta maneira q. os novos remedios curam depressão?

  7. Estou sendo medicada há 16 dias.Até agora muito eficaz, mas apesar do cartão fidelidade achei muito caro. Não sei se continuarei o tratamento, falta de grana também deprime, imagine deixar de comprar básico para comprar medicamento não dá.
    Para ser mais eficaz, tem que reduzir valor, senão não dá para alcançar o tratamento.

  8. Boa tarde! preciso de uma opinião….mei marido tem depressão já a 13 anos, procuramos dezenas de médicos, terapeutas , psicólogos, entre outros que pudessem nos ajudar, mas parece que nada resolve, não sei masis o que fazer. Já tomou infinidade de medicamentos e seu organismo não tolera muito medicação, todos dão reação muito forte. Atualmente está tomando o Valdoxan, no 1ºmês passou muito bem , não teve reações adversas, mas agora está com muita nausea e fortes dores de cabeça, isso já fazem mais ou menos uns 20 dias. Oque eu devo fazer? interrompo o tratamento? Pode ser do valdoxam?

  9. Estou tomando Valdoxan e não estou sentindo efeito e tenho tido insônia. Antes eu tomava Exodus e Cloridrato de bupropiona e parece que me sentia melhor da depressão, apenas me parece que o cloridrato de bupropiona me causava um certo tremor. Por outro lado eu estava engordando um pouco. O QUE FAZER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.