Roacutan pode causar dor de cabeça

Roacutan pode causar dor de cabeça e agravar enxaquecas

O Roacutan® , ou isotretinoína oral, é uma medicação muito utilizada para o tratamento da acne severa. Apesar de ainda existir muito preconceito em relação aos efeitos colaterais do roacutan, é uma medicação segura, quando bem indicada e ministrada sob controle médico. Mas em alguns pacientes, o uso da isotretinoína pode causar dor de cabeça, cefaleia, e agravar enxaquecas em quem as já possui. Casos isolados de hipertensão intracraniana benigna e distúrbios da visão, e ocasionalmente, náuseas e cefaléia, já foram relatados.

Portanto, paciente em uso de roacutan, que apresentar início de quadro de dor de cabeça ou piora de um quadro já existente, deve ser investigado para hipertensão intracraniana benigna. E a dose do medicamento deve ser reduzida ou descontinuada.

Roacutan® é altamente teratogênico, e, portanto, contra- indicado para mulheres grávidas. É recomendável que as pacientes utilizem um anticoncepcional eficaz, sem interrupção, durante um mês antes do início da terapêutica com Roacutan®, durante a terapêutica e um mês após a descontinuação da terapêutica.

A função hepática, o colesterol e os triglicérides devem ser examinada antes e um mês após o início do tratamento e subseqüentemente em intervalos trimestrais.

Casos raros de hipertensão intracraniana benigna foram relatados após o uso de Roacutan® e das tetraciclinas. O tratamento complementar com tetraciclinas é, portanto, contra- indicado.

A doação de sangue de pacientes em tratamento ou que foram recentemente tratados com Roacutan® a mulheres com risco de gravidez é contra- indicada.

Efeitos indesejáveis

A maioria dos efeitos colaterais de Roacutan® estão associados à dosagem. Na dosagem apropriada, a tolerabilidade da droga é geralmente aceitável, visto a severidade da doença. Os sintomas mais freqüentemente observados são secura das mucosas, que pode ser aliviada com hidratantes, a secura dos olhos, a intolerância a lentes de contato pode obrigar o paciente a usar óculos durante o tratamento.

Além disso, podem ocorrer exantema, prurido, dermatite , sudorese, granuloma piogênico, paroníquia, distrofia ungüeal e aumento na formação de tecidos de granulação, a alopécia reversível, dores musculares e articulares.

Elevações transitórias e reversíveis das transaminases, elevações nos níveis séricos de triglicerídeos e colesterol, podem acontecer, porém, essas alterações estão associadas à dose e os valores retornaram ao normal quando da redução da dosagem ou descontinuação da droga. Todo paciente deve ser advertido sobre a possível ocorrência de efeitos colaterais.

Artigo escrito pela Dra Paula Penna, médica dermatologista, 11 32851108,para mais informações sobre pele, clique aqui http://tudosobrepele.com.br

Tags: , , , , , , , , , , ,

Trackback from your site.

Comments (24)

  • Deise

    |

    Tomo roacutan a pouco mais de um mês, e minha menstruação não veio depois que comecei a tomar o remédio, tem alguma relação? Obg pela atenção.

    Reply

  • Mi Costa

    |

    Bom tem 4 dias que estou tomando o roacutan,e no meu caso eu não estou sentido nada. Será q isso é um mal sinal,não to tendo nenhum tipo de reação.Peso 55kg,e tomo 30mmg por dia,depois do almoço,procuro almoçar,ficar bem alimentada,e tomar o remedio.(Sempre por volta de 13:30h)
    Também mudei alguns habitos alimentares.Não tomo mais refrigerante só suco,e tbém não tomo o remedio com agua só com suco.Hambrugues,pizza etc… essas coisinhas só como se muito necessário uma vez por semana.Gente eu tava deseperada pra tomar,até a médica falou,nossa vc tá muita anciosa.Pq eu acho q a pele,o rosto são as coisas mais importantes,como os dentes. Hoje to muito felizz,por está fazendo uso desse medicamento,mesmo sabendo q existe tantas precauções. O importante é ter conciência de todos os riscos e se prevenir. Não esqueça mulheres não podem engravidar e nem amamentar de forma alguma,minha filha tem 1 e 7 meses e só agora pude fazer uso,pois se isso faz mal pra gente imagina,para um bebê. Drº aguardo sua resposta,é normal a falta de sintomas?
    Boa sorte á todos e viva um rosto lindo sem espinhas hehehe

    Reply

  • Julia

    |

    Ola gostaria de saber se inchaço dos
    Labios, Um olho maior q outro, pode estar relacionado com o medicamento Roacutan
    não tinha isso mais agora estou apresentando esses sintomas.Grata

    Reply

  • celia barata

    |

    boa noite, estou tomando um comprimido de roacutan ao dia e estou sentindo dor de cabeça e dor na nuca, esta dor passará no decorrer do tratamento, grata pela atenção.

    Reply

  • Danielli

    |

    Oi… Eu comecei a tomar o roacutan(Isotretinoína)a 4 dias estou tomando, sinto leve dor de cabeça, mais quando eu abaixo a cabeça. E um pouco de colica intestinal e diarreia, não gostaria de enerromper o tratamento.. se tem algum medicamento que eu possa tomar pra aliviar…
    Atensiosamente espero resposta.

    Obrigada

    Reply

  • Ana Cecilia

    |

    Olá Dr. boa tarde.
    Estou tomando roacutan a 5 dias (2 cápsulas diárias) e senti um aumento muito grande nas minhas crises de enxaqueca. Como sei que tomando este medicamento não posso tomar outros, o que devo fazer? existe algum medicamento que posso tomar junto com o roacutan para dor de cabeça?
    Obrigada,
    Ana

    Reply

  • José A.

    |

    Olá Drº, eu tomo a uns 4 dias, e estou sentindo muuuita dor de cabeça, e dor no pescoço isso pode ser normal? e eu vo ter dor de cabeça até o termino do tratamento?
    Grato!

    Reply

  • Alencar

    |

    estou tomando roacutan vai fazer 1 mês,
    tomo 40mmg por dia durante 6 messes meu pesso é 64 kg.
    o medico mandou eu baixar a dosagem para 20mmg ´por dia e almentar o tempo, quero saber se isso vai ser melhor e vao acabar com as espinhas?
    obrigado

    Reply

  • tania

    |

    Meu filho começou o tratamento com o Roacutan mas estou preocupada pois ele tem facilidade de ter gordura no figado, ele com gordura no figado pode tomar o remédio? Ó que acontece com o figado com quem toma roacutan?

    Reply

  • José

    |

    Faço uso do medicamento a menos de uma semana e até então, não percebi graves efeitos colaterais. Pelo que estou lendo, alguns devem estar fazendo uso de forma equivocada, ou mesmo tomando o comprimido com o estômago vazio (que é um perigo). Só sei de uma coisa. Ao término desse tratamento, ficarei com a pele perfeita. E outra, minha acne não é tão forte e faço uso. Tem muita neura sobre o Roacutan. Desnecessária tamanha falação. Tomem cuidado. Voltem sempre no dermatologista.

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde