Cefaleia Pós Raqui

O que a cefaleia pós raqui?

A cefaleia pós raqui, ou cefaleia pós raquianestesia é uma cefaléia por hipotensão liquórica, ou seja, por baixa da pressão interna do cranio, a pressão intracraniana. A cefaléia por hipotensão liquórica pode ocorrer por outras causas que não a raquianestesia. A chamada raqui ou raquianestesia é um tipo de anestesia que é feita para muitos procedimentos cirúrgicos, incluindo cirurgias ortopédicas, cesarianas, curetagens, cirurgias ginecológicas, urológicas, vasculares.

A dor de cabeça após uma anestesia raqui tem características bem definidas. A cefaleia pós raqui tem uma diferença crucial com outros tipos de dor de cabeça, a pessoa ao se deitar melhora significativamente da dor, e ao se levantar, ficando sentada ou de pé passa a ter dor novamente. Um mito nas mulheres é que dores de cabeça que se iniciam após o parto são por causa da raquianestesia, mas se não existir este componente postural, de melhorar ao deitar e piorar ao se levantar, não é a raquianestesia a culpada.

Quando é feita a raquianestesia, uma agulha é inserida no espaço interno a meninge, e este pequeno pertuito, ou furo, faz com que o sistema nervoso que é fechado e mantém uma pressão equilibrada entre os seus diversos pontos, independente da posição do indivíduo, sentada ou deitada, passa então a ter um diferença importante da pressão intracraniana na cabeça comparada com a lombar, onde é feita a punção.

O tratamento da cefaleia pós raqui consiste no repouso em posição deitada, hidratação vigorosa, uso de remédios antiinflamatórios, corticóides, cafeína e por último, caso o tratamento clínico não de certo utiliza-se o blood patch.

Blood patch é um procedimento que visa cicatrizar este pertuito que ocorreu após uma punção lombar ou raquianestesia, pois infiltra-se o sangue do próprio paciente no espaço epidural e não no espaço subaracnóide, a fibrina do sangue faz com que o processo seja tratado. As respostas terapêuticas são muito eficazes.

Para uma avaliação médica neurológica ligue para 11 32855726 e conheça mais sobre o Centro de cefaleia São Paulo

44 Replies to “Cefaleia Pós Raqui”

  1. fiz uma cirurgia no joelho esquerdo e tomei essa anestesia raqui e fiquei com uma dor de cabeça imensa por 3 dias.

  2. Em dezembro de 2009, fiz uma cesariana, passou-se dois dias sem sentir dor alguma quando fui para casa no dia seguinte sentia muita dor de cabeça que só melhorava quando eu me deitava sem travesseiro, quando eu me levantava ficava de pé ou sentava não aguentava a dor na cabeça e o meu pescoso eu sentia que estava rangendo. Fui internada novamente fiquei tomando soro na veia vinte quatro horas e remedios no soro e bastante liquido. Quando fui embora pra casa já não sentia mais nada graças a Deus até hoje não sinto nada.

  3. meu irmao fez duas cirurgias uma de hernia e a de varicocele e 2dias depois começou a ter dores de cabeça so melhora quando ele deita melhora quando ele levanta doi pode ter alguma sequela?

  4. Tive minha filha em 22/09/2011 e tive a cefaléia pos raqui, fiquei 6 dias com muita dor, vomitava umas 10 vezes por dia. Com 6 dias voltei para o hospital e fiz o procedimento blood patch com o Anestesista André Carnevali da Silva – ES, que por sinal foi um excelente anestesista ! Agradeço a Deus pelo cuidado prestado por esse ótimo ser humado e profissional que fez o procedimento. Esse procedimento melhora mesmo ! Podem confiar !

  5. Fiz uma cirurgia de varicoceli e fui submetido a tomar a raqui depois de uns 3 dias começei sentir uma dor de cabeça também insuportavél que só parava quando eu deitava , tomei varios tipos de remédio , dipirona , dorflex ,etc … e nada resolvia. Fui submetido a fazer um BLOOD PATCH e é como se fosse magica a dor some na mesma hora senti uma leve pressão na cabeça na hora e nada mais doi um pouco porque é como se estivessem fazendo uma nova anestesia em você só que sem a anestesia rsrs .. ouvi falar também que a pessoa que toma a raqui deve permanecer deitado sem mecher a cabeça porque a dor de cabeça pode vir também mais depois de alguns dias passa. O BLOOD PATCH assusta mais é seguro hoje nao sinto mais nada !!

  6. Fui submetida a uma cesariana,depois tive cefaleia pois raqui,fiquei internada eu e meu bebe.foram administrados 30 tubos de soros fisiologico em mim,ainda sinto muita bom de cabeça quqndo durmo de travisseiro,pode ser a cefaleia pos raqui ainda?

  7. eu tivo após uma cesáriana de emergência…..
    …depois a mesma anestesista fez uma punção, e tudo voltou ao normal!!!!!!!!!!!

  8. Meu marido sofreu um acidente de moto e quebrou a fíbula. Fez uma cirurgia e está usando uma “gaiola”. Como tomou raqui, tem sentido muitas dores de cabeça e o pé está muito inchado e vermelho!! É normal? como aliviar o inchaço e a vermelhidão? e as dores de cabeça? foi operado dia 21/11. muito obrigada

  9. no dia 21 fui sujeitada a uma apendicectomia,onde tive que ser raquianestesiada……..hohe,no dia 25,ainda não suporto tantas cefaléias e náuseas,estou me tratando do modo recomendado,mas não sinto grandes auterações…….gostaria de saber quanto tempo,aproximadamente,levará este sofrimento……………………………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.