Cefaleia Pós Raqui

O que a cefaleia pós raqui?

A cefaleia pós raqui, ou cefaleia pós raquianestesia é uma cefaléia por hipotensão liquórica, ou seja, por baixa da pressão interna do cranio, a pressão intracraniana. A cefaléia por hipotensão liquórica pode ocorrer por outras causas que não a raquianestesia. A chamada raqui ou raquianestesia é um tipo de anestesia que é feita para muitos procedimentos cirúrgicos, incluindo cirurgias ortopédicas, cesarianas, curetagens, cirurgias ginecológicas, urológicas, vasculares.

A dor de cabeça após uma anestesia raqui tem características bem definidas. A cefaleia pós raqui tem uma diferença crucial com outros tipos de dor de cabeça, a pessoa ao se deitar melhora significativamente da dor, e ao se levantar, ficando sentada ou de pé passa a ter dor novamente. Um mito nas mulheres é que dores de cabeça que se iniciam após o parto são por causa da raquianestesia, mas se não existir este componente postural, de melhorar ao deitar e piorar ao se levantar, não é a raquianestesia a culpada.

Quando é feita a raquianestesia, uma agulha é inserida no espaço interno a meninge, e este pequeno pertuito, ou furo, faz com que o sistema nervoso que é fechado e mantém uma pressão equilibrada entre os seus diversos pontos, independente da posição do indivíduo, sentada ou deitada, passa então a ter um diferença importante da pressão intracraniana na cabeça comparada com a lombar, onde é feita a punção.

O tratamento da cefaleia pós raqui consiste no repouso em posição deitada, hidratação vigorosa, uso de remédios antiinflamatórios, corticóides, cafeína e por último, caso o tratamento clínico não de certo utiliza-se o blood patch.

Blood patch é um procedimento que visa cicatrizar este pertuito que ocorreu após uma punção lombar ou raquianestesia, pois infiltra-se o sangue do próprio paciente no espaço epidural e não no espaço subaracnóide, a fibrina do sangue faz com que o processo seja tratado. As respostas terapêuticas são muito eficazes.

Para uma avaliação médica neurológica ligue para 11 32855726 e conheça mais sobre o Centro de cefaleia São Paulo

44 Replies to “Cefaleia Pós Raqui”

  1. Saudações

    Meu filho fez uma cirurgia de hernia umbilical e úrico, a cirurgia correu tudo bem, mas a anestesia deixou um trastorno muito grande com uma cefaleia pós RÁQUI. Um sofrimento que nunca poderia imaginar passar, procurei respostas para o quadro e obtive a mesma resposta que li nesta mensagem, quero agradecer esta publicação, pois ela nos ajuda a chegar a um caminho certo.

  2. Hoje ão terceiro dia pos cirugia estou com os sintomas, só a cafeína faz melhorar , quantos dias mais sentirei essa dor terrível?!!

  3. boa tarde fiz uma cirurgia para retirada de parafusos do tornozelo no dia 05-11-2013 tomei a tal raqui desde então meu pescoço não para de doer quando levanto e uma terrível dor nas costas so passa quando me deito tive cinco furos nas costas o que devo fazer

  4. Oi
    8 anos atrás fiz uma cesárea, e tive problemas de cefaléia, na época a fizeram o blood patch.
    Agora estou grávida e Gostaria de saber se existirá algum problema que me anestesia com a anestesia raquidiana. Desde que fiz a cesárea tenho dores de cabeça, porque segundo o anestesista que me fez o procedimento, não foi possível injetar a quantidade necessária de sangue porque minha coluna estava muito sensível.

  5. Bom dia!
    Minha filha ganhou nenen no dia 20/03/2013, e está com bendita dor de cabeça, o parto foi cesariana, será q passa muito tempo?

    1. Ela pode estar com a cefaleia posraqui sim, seria bom voltar ao hospital para fazer um procedimento na coluna vertebral ou guentar essa dor insuportavel por 15 dias onde é cicatrizado naturalmnete

  6. Boa tarde

    Fiz cesaria há 1 ano e 7 meses, hoje ando sentindo os sintomas da cefaleia pós raqui, é possivel?

    Grata

  7. Gostaria de saber se é normal, pq minha prima tomou essa nestesia para parto normal e logo depois que nasceu o bebe, ela estava sentindo uma dor de cabeça insuportavel,ate hoje, que nao tem remedio que melhore. Dura por muito tempo essas dores????

    1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

  8. Fiz uma cirurgia de apendicite e tive a bendita cefalei, porém fiz o tratamento clinico só que ainda não estou 100%, quanto tempo demora para reestabelecimento completo?

    1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

      Obrigado
      Equipe Portal Cefaleias.com.br

  9. Fiz uma cirurgia de colica renal e apos 2 dias uma dor de cabeça forte com nauseas,voltei ao hospital sao bernardo no ultimo dis 20\12 e fui prontamente atendido por Dr ming que de imediato deu o diagnostico de cefaleia pos raqui,internaçao e no mesmo dia o procedimento,neste momento estou no quarto do hospital em observaçao.

    Parabens a toda equipe do hospital sbc pelo otimo atendimento.

    Gilmar Xavier

  10. Boa noite, meu Marido fez uma cirurgia e foi submetido a a essa anestesia esta sentido dores de cabeça terríveis… Passa com o tempo ou somente com esse tratamento o blood patch? Como seria esse tratamento e o que ocasionou isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.