Cefaleia de Horton

O que é a Cefaleia de Horton?

A Cefaleia de Horton é o mesmo que Cefaleia em Salvas. Antigamente na medicina se usavam muitos epônimos, ou seja, nomes de pessoas para designar doenças ou aspectos de doenças, como sinais ou sintomas. Hoje em dia esta tendência já não existe tanto, colocam-se nomes que realmente querem dizer alguma coisa. Isto acontece com a Cefaleia de Horton.

O critério diagnóstico das cefaleias de 1988 (Sociedade Internacional de Cefaleias) retificou esta tendência, pois colocou a cefaleia em salvas, ou cluster headache, como o nome correto para a síndrome.

A cefaleia em salvas (cefaleia de horton) já foi conhecida por vários nomes. Uma descrição de Horton de 1939 cunhou a síndrome da cefaleia em salvas, ficando apartir de então conhecida como cefaleia de Horton, e foi chamada assim por muito tempo. Em outros países e línguas a cefaleia em salvas tem outros nomes: cluster headache, em inglês; céphalée en grappe, em francês; cefalee a grappolo, em italiano; Cefalea em Racimos, em espanhol, e, em alguns países de língua portuguesa, cefaléia em cachos. Todos nomes são alusivos ao cacho de uva.

A cefaleia de Horton, atualmente chamada de cefaleia em Salvas é um tipo de dor de cabeça diferente da enxaqueca e da cefaléia tipo tensional. É definida como uma doença neurológica e é conhecida como uma das piores dores de cabeça que o ser humano pode experienciar. Ao contrário da enxaqueca, afeta mais homens que mulheres, acomete apenas um lado da cabeça, mais na região da fronte e olho, acompanhada de lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, entupimento nasal, coriza, suor no rosto e queda da pálpebra. Um aspecto marcante é a ritmicidade das crises, tanto com um período preferencial de ocorrer ao longo do ano, como na sua predileção para atacar à noite.

Para marcar consulta ligue para: (11) 3285-5726 – R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708. Jardins – São Paulo – SP ou (11) 2151-0110- Hospital Albert Einstein – Sala 110- 1 andar. Morumbi, São Paulo, SP

19 Replies to “Cefaleia de Horton”

  1. Tenho 35 anos , há 2 semanas tenho dores intensas do lado direito da da cabeça, esta dor se irradia para o olho direiro e para o nariz, varios sintomas conferem(praticamente todos) li varias coisas na internet e fiquei atécom medo , isso pode causar algum problema maior ? tem cura?

  2. Quando a pálpebra do olho cai e doi a cabeça quando estou em pé,deitado não dói. dá uma pressão muito forte no olho.A pressão arterial aumenta,o que pode ser isso?

  3. Ola…Meu marido tem sofrido muito com a cefaleia de horton durante mais de 4 anos . Ele bate a cabeça na parede … Como n temos convenio medico ele sofre com a falta de diagnostico e cuidados para poder se tratar .Gostaria de saber se tem cura essa doença . Obrigada .Deus Abençoe .

  4. infelismente tenho esse tipo de cefaléia, realmente parece quase uma dor suicida… e essa semana ja tive 2 crises insuportaveis e ja fazia anos que não sentia nada mas…
    gostaria de saber como controlar , curar ou ameniza-la.
    Obrigado!

  5. sofre de cefaleia em salvas há 15 anos, gostaria de saber quais as causas possiveis e como tratar, neste momento estou a tomar o verapamil e o zomitriptano

  6. Bom dia, meu oftalmo me falou que eu estou com “cluster” no entanto lendo as caracteristicas que vc coloca nesse site, tive os seguintes sintomas- a minha dor é localizada somente atrás do olho cdireito com pontadas na lateral do olho parece uma pressão muito forte, cai as palpebras, o olho fica vermelho, tenho fotofobia, mas não tenho lacrimejamento, ao contrário, fico com o olho seco. Será que isso tb é Cluster?

  7. Sofro com essa dor a 10 anos todos os neurologistas que consultei me passaram que terei q conviver com isso fico uns 6 a 7 meses com uma vida normal e plena trabalhando tranquilo, curti ao vida a vontade junto com minha esposa porem qd começo a sentir dores fico uns de 15 dias a 2 meses todo dia sentindo dores tendo crises que variam de 40 mim a 5 horas geralmente no inicio da tarde ou de manhã isso tendo uma ou 2 crises por dia. com niveis de dores variando entre suportaveis ou fortes que chegam a causar desmaio. Já perdi empregos devido a isso e sem contar no transtorno que é.

    TEM ALGUM TRATAMENTO ALGO QUE QD TIVER COM DORES TOME E QUE ALIVIE OU AJUDE A DIMINUIR O TEMPO, OU MELHOR QUE ME CURE DISSO POIS SINCERAMENTE NÃO SEI MAIS O QUE FAÇO??????????????????????

  8. Senhores:

    Sofro de cefaléia em salvas (Horton).
    Estou tomando o remédio Indocid.
    Gostaria de saber se este tipo de cefaléia tem cura.

    Obrigado

    (11) 2861-1707

  9. Prezado (a),

    Estou há 15 dias com uma dor intensa no lado da cabeça e rosto.
    No começo, pegou bem ao lado do rosto, na mandíbula, tempora e ouvido e refletia na arcada dentária.

    Sindo dor só de passar a escova de cabelo deste lado e no couro cabeludo.

    Agora está incomodando acima do olho refletindo timidamente na face, mas com diferentes tensidades, às vezes menor e outras como pontadas.

    Fui ao médico agora mesmo e diagnosticou possivelmente esta Síndrome, juntamente com um pedido de Tomografia do cérebro com contraste e sem.

    Tomei um”Dexalgen” , começando agora, um dia sim e outro não , por 3 dias para diminuir a dor.

    A pálpebra, um pouco pesada e às vezes lagrimejo.

    O meu comentário é mais no sentido de saber se por ter diminuído a intensidade , desde o 1º momento acima, posso “entender” que ela está passando , caso seja este realmente o diagnóstico, que só se confirmará com a Tomografia solicitada possivelmente.

    Atenciosamente,

    Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.