Anticonvulsivantes no tratamento da dor, dor neuropática, cefaleias e enxaqueca, fibromialgia

Aula dada pelo Dr Mario Peres no III Curso de atualização em Clínica Médica, Jornada Conjunta HIAE – ACP 14 e 15 de agosto de 2009

Vários são os anticonvulsivantes, neuromoduladores usados atualmente, são eles:

Fenobarbital, Fenitoína, Carbamazepina, Oxcarbazepina, Lamotrigina, Gabapentina, Topiramato, Divalproato, Pregabalina, Zonisamida, Levetiracetam.

Os nomes comerciais: Gardenal, hidantal, tegretol, trileptal, lamitor, lamictal, neurontin, lyrica, topamax, amato, toptil, depakote, keppra.

Tratamento da enxaqueca com topiramato (topamax, amato, toptil), divalproato (depakote), gabapentina (neurontin).

Tratamento da dor neuropática com carbamazepina (tegretol), oxcarbazepina (trileptal), gabapentina (neurontin), pregabalina (lyrica).

Tratamento da fibromialgia com gabapentina (neurontin), pregabalina (lyrica), topiramato (topamax, amato, toptil). Lamotrigina, fenitoína (hidantal).

Para assistir a aula, acesse à apresentação: Anticonvulsivantes no tratamento da dor

anticonvulsivantesdorACPHIAE15ago09

20 Replies to “Anticonvulsivantes no tratamento da dor, dor neuropática, cefaleias e enxaqueca, fibromialgia”

  1. tenho 25 anos e uma cefaleia cronica – maio ou menos uns 5 anos – exames todos normais – classifada como enxaqueca cronica e depresão.
    meu médico prescreveu rivotril – amitriptilina.
    sei que é medicamento com alta taxa de causar dependência química. Fico preocupada e gostaria da opinião do DR.

  2. Oi tenhho 15 anos e tenho muita dor de cabeça de um lado so da cebeça sempre o esquerdo,umas pontadas as vezes muito forte tenho isso ja a muitos anos mas parece que depois passa e depois de uns aonos volta a minha rotina de dor de cabeça muitas vezes na semana, fui ao medico e me encaminhou para o neurologista, mas ainda não fui o que sera que eu tenho ?

  3. FIZ ARTRODESE NA COLUNA CERVICAL E LOMBRAR, E AGORA O ORTOPEDISTA RECEITO PREGABALINA E TEM SIDO BOM GRAÇAS A DEUS. FOI DIAGNOSTICADO QUE TENHO DOR NEUROPÁTICA E AI, ESSES ANTICONVULSIVOS CAUSAM DEPENDENCIA?? NÃO TENHO MEDO DE TOMAR O MEDICAMENTO, MAS NÃO QUERO ME TORNAR UMA VICIADA.

  4. Pergunto se uma pessoa que desenvolveu neuropatia apos herpes concomitantemente ao 4 ciclo de tratamento com Velcade para mieloma múltiplo pode retomar o tratamento com Velcade que havia sido suspenso por esse motivo.Quais seriam os maiores riscos e benefícios.Os exames de sangue estão normais no momento.

  5. tenho enxaqueca cronica ha mts anos,já fiz e continuo fazendo tratamento,esse site é 10,bem atualizado,recomendo.

  6. FAÇO TRATAMENTO COM PAROXETINA, MAS TENTO DORES DE CABEÇA E FORMIGAMENTOS CONSTANTES, O MEDICO PEDIU PARA QUE EU TOMASSE OLEPTAL A NOITE, TENHO MEDO DE MISTURAR TANTOS MEDICAMENTOS, TOMO TBM RIVOTRIL 0,5 A NOITE

  7. Comecei a tomar 25 mg de toptil para ajudar a relaxar e para dor de cabeça, gostaria de saber se terei algum efeito colateral? Fiquei assustada quando li que é anticonvulsionante. Por favor me informe.Tenho 60 anos e sofro também de fibromialgia. Tomo Citalopram 2 por dia.

  8. minha filha de 8 anos começou a ter muita dor de cabeça e a neuropediatra em que ela vai passou o medicamento amitriptilin e me disse que ela esta tendo enxaqueca mais pelo que vi sobre o remedio ele trata de problemas mentais ou estou errada

  9. TENHO ENXAQUECQ A ALGUNS ANOS,NOS ULTIMOS MESES AS DORES SÃO FORTES E DIARIAS, JA FIZ MUITOS EXAMES FOI DIAGNOSTICADA COMO ENXAQUECA CRONICA DIARIA.A PERGUNTA É O USO DE DEPAKOTE É EFICIENTE NA ENXAQUECA,NÃO É SÓ PARA QUEM REM CONVULÇÕES?
    gostaria de uma posição obrigado.

    andreia

    1. Andreia, o divalproato, depakote é ótimo para enxaqueca, aprovado pelo FDA para prevenção da enxaqueca, pode ser utilizado também para epilepsia, e alterações do humor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.