Anticonvulsivantes no tratamento da dor, dor neuropática, cefaleias e enxaqueca, fibromialgia

Aula dada pelo Dr Mario Peres no III Curso de atualização em Clínica Médica, Jornada Conjunta HIAE – ACP 14 e 15 de agosto de 2009

Vários são os anticonvulsivantes, neuromoduladores usados atualmente, são eles:

Fenobarbital, Fenitoína, Carbamazepina, Oxcarbazepina, Lamotrigina, Gabapentina, Topiramato, Divalproato, Pregabalina, Zonisamida, Levetiracetam.

Os nomes comerciais: Gardenal, hidantal, tegretol, trileptal, lamitor, lamictal, neurontin, lyrica, topamax, amato, toptil, depakote, keppra.

Tratamento da enxaqueca com topiramato (topamax, amato, toptil), divalproato (depakote), gabapentina (neurontin).

Tratamento da dor neuropática com carbamazepina (tegretol), oxcarbazepina (trileptal), gabapentina (neurontin), pregabalina (lyrica).

Tratamento da fibromialgia com gabapentina (neurontin), pregabalina (lyrica), topiramato (topamax, amato, toptil). Lamotrigina, fenitoína (hidantal).

Para assistir a aula, acesse à apresentação: Anticonvulsivantes no tratamento da dor

anticonvulsivantesdorACPHIAE15ago09

20 Replies to “Anticonvulsivantes no tratamento da dor, dor neuropática, cefaleias e enxaqueca, fibromialgia”

  1. Dr. Mário Peres,

    Há dois anos uma grande dor de Cabeça me ocorreu
    com tamanha intencidade que meus olhos do lado
    esquerdo lacrimejaram, e com muita dificuldade me
    acomodei no chão de fabrica no periodo de 20 minutos até que adquiri forças para chegar ao PS
    mais proximo.(erroneamente diagnosticado sinusite, descobri hoje)
    As dores continuaram com mais e mais frequencia
    até que o Decadrom/dipirona é água no sangue…
    Local da Dor: Tempora, ocular, maxilar
    Sintomas: Visão turva – Fala dificultosa – perda de memoria frequente – sono descontrolado – esforço fisico aumenta a dor – grande agitação

    ESTA CORRETO, TOMO DEPAKOTE 500mg

    Dr. Mário,
    Como pode me ajudar…

    Estou muito aflito, não estou conseguindo trabalhar…

    Grato

    Alexandre

  2. Oi. Tenho enxaqueca e para isso tomo cefalium. Agora estou começando um tratamento para o transtorno ancioso e o medico receitou rivotril + verotina ou alenthus. Posso misturar os medicamentos sem preocupação?

  3. Gostaria de saber se o topiramato e/ou trileptal podem futuramente causar algum tipo de tumor, pois andei pesquisando e conversando com professores, e eles disseram que futuramente eu corro riscos sim, é verdade?

  4. Sou paraplégica por arma de fogo ha 16 anos ja tommei de tudo durante este tempo estou agora tomando o Lyrica 300mg ao dia tenho lido alguns depoimentos que falam sobre a melhora em 80% no nivel da dor no meu caso n senti diferença
    será que minha dosagem tá correta?

  5. Na minha R.M,veio no laudo glicose microangiopática, sinto forte dor de cabeça em região frontal, gostaria de uma orientação para isso já que os medicamento que estou tomando não está fazendo efeito.

  6. TENHO ENXAQUECA CRÔNICA E MEU MÉDICO PASSOU LYRICA DE 75 MG 2X AO DIA, ESTE MEDICAMENTO TAMBEM É INDICADO PARA CASOS DE ENXAAQUECA ?
    OU A ENXAQUECA É CONSIDERADA UMA DOR NEUROPÁTICA ,POR ISTO ELE PASSOU….

  7. Convivi com enxaqueca por mais de 10 anos, as vezes diariamente, tomei muitos remédios mas o que realmente me curou foi controlar o emocional e levar a vida menos a sério embora, com responsabilidade. Estou há 1 ano e 4 meses sem uma crise. Tenho dor de cabeça como todo mundo tem as vezes, mas, é raro e uma neosaldina resolve. Tenham fé em si mesmos e em Deus, não se cobrem demais, pensem positivo, e a cura virá!

  8. O médico psiquiatra me passou toptil e cloridrato de sertralina pois faço tratamento de depressão com Pondera mas não esta mais dando resultado e além disso engordei 10 kg em menos de um ano, mas fiquei assustada com a bula do remédio. tenho 46 anos e trato depressão há 13. sou muito anciosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.