Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina
Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, atualizado em 13 de junho de 2020.
Foi aprovado em 2009 pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina apresenta um perfil de eficácia e tolerabilidade bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.
Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.
A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.
O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg.
Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.
Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina
Tomo Valdoxan 25mg à noite para ansiedade há 10 dias e não estou notando diferença. Gostaria de saber se demora um pouco para começar a se fazer notar os efeitos e se também funciona no mal-humor e irritação da TPM. Tenho 50 anos e, segundo minha ginecologista, estou no climatério. Obrigada, desde já, pelos esclarecimentos.
Valdoxan ta sendo um medicamento muito bom.Só q nas horas da crise eu ainda não consegui me controlar,pois quebro tudo dentro de casa.e uma tristeza q não sei de onde vem…..é horrivel.Parece mas uma Revolta.
Valdoxan ta sendo um medicamento muito bom.Só q nas horas da crise eu ainda não consegui me controlar,pois quebro tudo dentro de casa.e uma tristeza q não sei de onde vem…..é horrivel.
Comecei a usar Valdoxan 25mg,já há 3 meses,por enquanto to gostando muito,o q não gosto é do preço.Ahahahahha…….
A agomelatina (valdoxan) atua nos transtornos de ansiedade? Quais são os principais efeitos colaterais?
Prezado Colega .
Tomo Pristiq50 p/ auxiliar no dia a dia c/ meu filho equizofrênico ( que está bem c/ o Leponex ) porém perdi muito a libido , gostaria de saber se posso trocar p/Valdoxan e se ele melhora a ansiedade e dores MMII ? grato . Um forte abrço.
tomo valdoxan 25 mg a noite,por causa de uma depressao, junto neozine de 25 mg, amato de 25 mg
para a ansiedade e rivotril 0,5 para dormir e mais
melatonina de 3 mg para ajudar no sono.
será que minha insonia nunca terá fim?
sofro de insonia e depressao . sera que posso tomar melatonina .
Estou tomando Pristiq e quando fui fazer o check-up com o cardiologisa ele percebeu alteracoes no sistema cardiovascular, Ha 6 meses atras eu nao tinha nada, exatamente o tempo que comecei a tomar Pristiq. O cardiologista me disse que a droga do medicamento pode sim alterar batimentos cardiocos, pressao arterial, etc
Estou achando que o valdoxan aumenta muito o apetite, consequentemente estou engordando. Ele tem esse efeito colateral? Grata,
Daniela