Neurologia, o que faz o médico neurologista

Escrito por Dr. Mario Peres em . Publicado em Perguntas Frequentes

O QUE FAZ O MÉDICO NEUROLOGISTA?

A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos.

O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.

As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson ), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla ), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

Vários exames neurológicos podem ser solicitados pelo neurologista, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratorias, doppler transcraniano, eletromiografia, para sabermais sobre os exames clique aqui.

LEIA MAIS SOBRE : ESPECIALISTA ENXAQUECA , TRATAMENTO DA ENXAQUECA

Se o caso for cirúrgico, o neurologista pode encaminhar o paciente para um neurocirurgião da sua confiança, se houver necessidade de uma operação.

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, Médico Neurologista, Doutorado em neurologia pela UNIFESP, Pós-doutorado nos Estados Unidos, diretor do Centro de Cefaleia São Paulo, fellow do American College of Physicians.

Para marcar consulta ligue para 11 3285-5726 (R. Joaquim Eugênio de Lima, 881 cj 708) ou 11 2151-0110 (Hospital Albert Einstein)

Para saber mais sobre o Dr Mario Peres, médico Neurologista clique em http://cefaleias.com.br/clinica

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Trackback from your site.

Comentários (260)

  • ROSANE AVILA

    |

    ola doutor tenho uma duvida e medo tambem,a minha boca o labio a parte de baixo no caso de vez enquando ,se retorce faz um movimento soziho pro lado direito pouca coisa mas da pra notar quando ta mexendo sozinho,morro de medo que possa ter algo a ver com avc,por favor ,me responda oque pode ser ,eu devo procurar um neuro aqui ,apesar que a consulta leva meses.

    Responder

  • Lays

    |

    Oi Dr me perdoe entrar em contato com o senhor dessa forma mas queria saber, eu vivi durante 2 anos com um homem que ameaça a mim e a minha família e ele por diversas vezes me agrediu a ultima vez a mais ou menos um mês ele deu varias colheradas na minha cabeça e minha cabeça sangrou muito e ele só parou porque a colher quebrou. E passado alguns minutos meu pé entortou e demorou uma semana pra voltar ao normal, e agora eu estou tendo muita tontura quase desmaios, não consigo entender o que uma pessoa fala pra mim as vezes como se ela falasse sozinha, e nessas tonturas perco a audição e a visão e ela só volta quando minha consciência volta gostaria de saber se pode ser alguma coisa relacionada as agressões e se é um neurologista mesmo que tenho que procurar.
    Desde já agradeço.

    Responder

  • zelia

    |

    Boa noite, doutor

    a mais de nove dias depois que tomei uma anestesia a Rack para fazer a cirurgia do LCA em meu joelho esquerdo estou sofrendo com uma dor de cabeça, onde já tomei vários remédios de dores e não passa. preciso procurar um especialista para fazer exame ou preciso esperar ate completar dias após cirurgia.

    Responder

  • Ronivaldo Chaves

    |

    BOA Noite
    Gostaria de Saber, meu Primo tomou um tiro de espingarda de pressao a 12 anos(na cabeçao proximo ao olho), porem ele na epoca nao podia fazer a cirugia devido o risco de vida…so que agora ta saindo um segreçao do nariz costante-mente os neurologista do meu estado diz que e o liquido do cerebro.gostaria de saber se tem como operar ele sem risco de vida.
    desde ja obrigado

    Responder

  • monica

    |

    oi Doutor ,minha filha de 14 anos esta com Escoliose tóraco-lombar em ”S” italico com rotação axial no sentido horario dos últimos corpos vertebrais dorsais. O especialista de coluna onde passei ela me ,indicou passar ela com um neorologista,gostaria de saber o que tem a ver a coluna com especialista em neorologia?

    Responder

  • marilene moura

    |

    tenho um sobrinho de onze anos nao sei se e normal pois toda criança mais nova que brinca com ele manda nele tipo meu outro sobrinho de seis anos que manda completamente nele tipo assim se ele manda bater em uma tia ele oberdeçe isto e certo,e tem mais ele so chorou uma vez depois que cresceu nem com quando ele esta com uma dor ele nao chora isto e normal.

    Responder

Deixe um comentário

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde