Neurologista

Neurologia, o que faz o médico neurologista

Matéria escrita pelo Dr Mario Peres, médico neurologista.

Revisada em 8 de junho de 2020

Neurologista
Neurologista

O QUE FAZ O MÉDICO NEUROLOGISTA?

A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos.

O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.

As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson ), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla ), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

Vários exames neurológicos podem ser solicitados pelo neurologista, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratorias, doppler transcraniano, eletromiografia, para sabermais sobre os exames clique aqui.

LEIA MAIS SOBRE : ESPECIALISTA ENXAQUECA , TRATAMENTO DA ENXAQUECA

Se o caso for cirúrgico, o neurologista pode encaminhar o paciente para um neurocirurgião da sua confiança, se houver necessidade de uma operação.

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, Médico Neurologista, Doutorado em neurologia pela UNIFESP, Pós-doutorado nos Estados Unidos, diretor do Centro de Cefaleia São Paulo, fellow do American College of Physicians.

Para marcar consulta ligue para 11 3285-5726 (R. Joaquim Eugênio de Lima, 881 cj 708) ou 11 2151-0110 (Hospital Albert Einstein)

Para saber mais sobre o Dr Mario Peres, médico Neurologista clique em https://cefaleias.com.br/clinica

260 Replies to “Neurologia, o que faz o médico neurologista”

  1. boa noite! de uns tempo pra cá eu começei a perceber uma Deformidade na minha Cabeça Cabeça Torta. com é pode eu depois de velha eu ficar com essa Cabeça Torta. eu não sei se fizeram alguma coisa pra mim. se foi macumba. porque eu estava normal Linda. eu não sei se foi os parentes do meu Marido que fizeram alguma coisa pra mim ou se eu tenho alguma doença na cabeça desde de nascencia que ningúem me falam nada. todos dizem que eu estou normal. .eu estou preucupada. por favor a quem eu devo recorrer??? me responda???

  2. Boa Noite! De uns tempo pra cá começei a perceber uma Deformidade na minha Cabeça Cabeça Torta.eu queria saber porque depois de velha eu fui ficar com essa cabeça assim??? eu estou preucupada com isso. eu já procurei vários especialista e todos dizem que eu estou normal. eu não sei se fizeram alguma coisa pra mim ficar a assim. porque como é que pode?? eu estava normal porque é que agora foi aparecer isso??? por favor Doutor me responda??? o que eu devo fazer???

  3. minhaa amiga teve um desmaio devido ao nervosismo era muito informaçao na cabeça dela preucupaçoes ai ela desmaio foi levada para o hospital e quando acordou nao se lembrava mais de ninguem nem da mae nem do marido de ninguem isso pode volta .obrigada agora ele foi se tratar com um neurologista ela fica muito agitada sente varias vontade de comer as coisas ta muito dificil para a familia obrigada atenciosamente suzy.

  4. Socorro,estou muito preocupada com meu filho meu filho mais velho,ele tem 23 anos e parece que tem 10.Ele é muito sem noção,tem muita dificuldades com estudos é desinteressado por quase tudo,menos por mulher e por drogas,drogas essa que chegou ao meu conhecimento ha pouco tempo,completamente irresponsavelmente até uma filha ele fez .Mas não assumiu.já foi eternado em uma clinica de dependente químico,ficou bem,mas vejo que está voltando novamente,todos conversa com ele,explica que não tem necessidade disso mas ele descorda de todos e acha que esta com toda a razão.Que devo fazer que médico devo procurar.

  5. DR.MARIO PIRES,GOSTARIA DE SABER SE VOCES SÓ ATENDE PARTICULAR OU PELO SUS TAMBEM.PORQU ESTOU PRECISANDO DE AJUDA NEM QUE SEJA COM RESEDENTE EU ACEITOU.PORQUE ESTOU NA FILHA DE PSEQUIATRIA A 1 ANO E ESTOU TENDO RECAIDAS,FICOU MUITO AGRESSIVA COM MEU NAMORADO ANTES EU QUERIA TIRA A MINHA VIDA HOJE ESTU=OU NUM GRAU DE STRES TAO GRANDE QUE QUALQUER COISA EU FICOU FURIOSA SE ALGUEM ME TIRA DO SERIO EU MATO.SOU DA SAUDE.FAZ 3 ANOS E MANDA SE RESOLVE TEM INSONIA DE PASSAR A NOITE EM CLARO,SOU ANSIOSA ADITADA.QUEM PUDER ME AJUDA .GOSTARIA DE UM REULMATO,PSIQUIATRA,ORTOPEDIA.ME AJUDA PELAO AMOR DE DEUS,E UM NEURO.GRATA.SP 04/12/2014

  6. Dr . tenho 40 anos, sinto muitas dores no meu corpo!
    Ja fiz tumografia, mas nao deu nada.
    Fiz ultrasonografia tambem nao deu nada.
    Queria saber se vc pode me falar algumas coisas sobre isto.
    obrigado .

  7. OLA DR. PROCUREI UMA EMERGÊNCIA COM MUITA DOR NA PERNA ESQUERDA ,E DOÍA MEU QUADRIS , MEU BRAÇO TUDO DO LADO ESQUERDO,E LA O MEDICO MANDOU EU PROCURA UM NEURO.O QUE O NEURO TEM AVE COM ISSO.GOSTARIA DE UMA RESPOSTA OBRIGADO.

  8. tenho 22 anos e queria saber por que tremo com tanta facilidade , tremo as maos depedendo as pernas , e agora ate a parte da perto da boca comesou a tremer tambem ?

  9. Sofro de insonia e ronco alto, as vezes até acordada, tomo remédio taja preta para dormir, mas dura poucas horas, acordo cedo e não durmo mais, tenho medo de aumentar a dose do remédio, porque pode atacar outros órgãos.

  10. Doutor boa Noite!
    Na tomografia da minha amiga apareceu na descrição do exame: Presença de formação hipodensa, localizada em polo temporal à esquerda medindo 12mm e com o seguinte comentário:
    Formação em região temporal à esquerda, compatível com cisto aracnóideo. O que será isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.