Tratamento Enxaquecas

O tratamento para enxaquecas pode ser realizado com remédio ou sem remédio, pode ser um tratamento preventivo, para evitar que venham as crises de enxaqueca, que é o principal conceito no tratamento da enxaqueca, ou pode ser também um tratamento agudo, com medidas que aliviam as dores de cabeça fortes ou fracas na hora em que elas aparecem.

Medicamentos utilizados para a prevenção da enxaqueca são:

  1.  neuromoduladores (chamados antigamente de antiepilépiticos, anticonvulsivantes), como o topiramato (amato, toptil,topamax), o divalproato (depakote), gabapentina (neurontin), pregabalina (lyrica)
  2. antidepressivos como os inibidores de recaptação de serotonina, ex paroxetina (aropax, cebrilin), citalopram (citta, paxil), escitalopram (lexapro, exodus), a sertralina (zoloft, serenata) e a fluoxetina (proza, fluxene, daforin) são neutros para a prevenção da enxaqueca mas podem ajudar a ansiedade e depressão associadas. Outros antidepressivos da classe dos tricíclicos como a amitriptilina, nortriptilina, clomipramina, imipramina podem ser usados. Os inibidores de recaptação mista são úteis como a venlafaxina (efexor, venlift, venlaxina), desvenlafaxina (pristiq), duloxetina (cymbalta), assim como a agomelatina (valdoxan) que é um novo antidepressivo com ação na melatonina.
  3. betabloqueadores como o propranolol (inderal), atenolol (atenol), metoprolol (selozok) são usados, assimo como outros medicamentos para a pressão arterial como o telmisartan (micardis) e o candesartan (atacand). Bloqueadores do canal de calcio como a flunarizina (vertix, sibelium) são úteis mas geram aumento de peso e depressão.
  4. outras categorias como vitaminas (riboflavina), magnésio, coenzima q 10, melatonina e fitoterápicos (petasites hibridus, tanacetum parthenium) e a toxina botulínica tipo A (botox) podem ser prescritos.

Muitas novidades existem no tratamento da enxaqueca e no tratamento de dores de cabeça como a cefaleia tensional, cefaleia em salvas. No último Congresso Internacional de Cefaleias algumas formas de tratamento para enxaqueca foram debatidas como o botox (toxina botulínica) que se mostrou eficaz no tratamento da enxaqueca crônica.

Para saber que especialista procurar para tratar enxaqueca clique em https://cefaleias.com.br/2009/especialista-enxaqueca

Para marcar consulta com Dr Mario Peres, ligue para 11 3285-5726 ou 11 2151-0110

One Reply to “Tratamento Enxaquecas”

  1. ola meu medico disse q eu tenho enxaqueca mista, hoje eu tomo DEPAKOTE DE 500mg gostaria de sabe se tem alguma preocasao sobre este remedio e tambem gostaria de sabe se este tratamento e logo e se eu vou te que toma ele sempre. esta enxaqueca tem cura? sou grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.