Novidades no tratamento da enxaqueca

Para o sofredor ou sofredora de enxaqueca muitas são as possibilidades tratamento

É natural que a pessoa se fixe em remédios para tomar na hora da dor, quando ela está forte e precisa ter um alívio, tornando-se muito comum a automedicação, e até mesmo o uso abusivo dos analgésicos.

O mais importante, no entanto, é que se tenha o conceito de prevenção, tratamento para enxaqueca que tem o objetivo de evitar que venham as dores de cabeça.

Algumas novidades no tratamento surgiram ultimamente, alguns novos remédios para dor de cabeça também ainda estão por vir, como um medicamento que atua numa substancia chamada CGRP, está agora em fase de aprovação nos EUA.

Os medicamentos preventivos que mais atuam favoravelmente para evitar que as crises ocorram são os neuromoduladores como o divalproato e o topiramato, com a vantagem neste último em induzir a perda de peso.

Medicamentos que atuam na serotonina e noradrenalina também são eficazes como o escitalopram, duloxetina, venlafaxina, sem falar nos antigos nortriptilina e amitriptilina, todos eles tem ação também na ansiedade e depressão. Cada vez mais o mundo vai tendo mais experiencia com fitoterápicos como o petasitis hibridus e o tanacetum parthenium. Vitaminas como a riboflavina (vitamina b2), magnésio, coenzima q 10 são boas opçoes pela sua boa tolerabilidade. A melatonina também é extremamente bem tolerada, bem eficaz, e ajuda muito no sono.

Medidas não medicamentosas como a psicoterapia (ver www.psicoterpiasp.com.br), acupuntura, exercícios físicos são sempre recomendadas em conjunto com o tratamento.

Vamos cada vez mais elaborando melhor os protocolos de aplicação de toxina botulínica (botox) que tem sua indicação no tratamento das cefaléias, dura bastante tempo, mas é preciso ser bem aplicada, só colocar nas rugas não adianta muito.

Além de todas estas alternativas de tratamento, outras ainda existem, não desista nunca, enxaqueca tem excelentes formas de tratamento, por mais que já tenha tentado um ou outro tratamento, nunca perca a esperança de ter uma qualidade de vida melhor!

Para saber mais, recomendo a leitura do meu livro “Dor de cabeça: o que ela quer com você?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.