Enxaqueca, sintomas e tratamentos

Dr Mario Peres, médico neurologista responde às perguntas mais frequentes sobre causas, sintomas e tratamento da enxaqueca

Porque alguns alimentos tem o poder de desencadear a dor?

Porque certos alimentos contém substâncias que ativam o sistema de dor no cérebro como tiraminas, aminoácidos excitatórios, glutamato, óxido nítrico, álcool e cafeína.

Isto pode de alguma forma ter viciado o cérebro e por isto, suscita o desejo de comer aquilo que vai lhe prejudicar?

Não é isto não, o cérebro gera para o corpo a necessidade de suplementar algum elemento e porisso aparece a vontade de comer certos alimentos.

Qual o mecanismo envolvido na cefaléia e como é possível identificar o que está errado, ou desencadeando-a?

São vários mecanismos desencadeantes de enxaqueca: hormonal, genético, ambiental, alteração de neurotransmissores.

Quais os medicamentos mais usados hoje e de que forma eles agem?

Os principais medicamentos para o tratamento da enxaqueca são os preventivos, como neuromoduladores (anticonvulsivantes), antidepressivos, betabloqueadores (remédios também usados para pressão), entre outros. Recentemente vem se usando também a toxina botulínica (botox) para tratamento de cefaleias.

Como se faz uso da medicação de forma equivocada a ponto de se adoecer?

Uso excessivo de analgésicos que causam cefaleia rebote, intoxicam o cérebro e o organismo

Seria possível relatar, aqui, quais os alimentos que mais são responsáveis pelo desencadeamento da enxaqueca?

Os desencadeantes alimentares principais sao: ficar sem comer, bebidas alcoolicas, muito café, adocantes, enlatados, salgadinhos e ouros alimentos que contenham glutamato monossodico (aji-no-moto), frutas cítricas.

Como é possível combater a dor, de forma saudável, sem ter de recorrer tanto a medicamentos fortes?

Sim, o certo é evitar a dor de cabeca com trtamento preventivo e nao exceder no uso de analgésicos, o remedio certo é o que evita a dor e nao o que corta depois que ela aparece.

Qual a participação da genética na enxaqueca, porque duas pessoas numa mesma família, podem ter o problema, enquanto outros integrantes não sentem nada?

A genética é um dos aspectos na causa da enxaqueca, mas nao é tudo, os fatores ambientais e circunstanciais podem ser até mais relevantes.

Quais são os probelmas que podem ser caracterizados como os mais frequentes no desencadeamento da enxaqueca/dor de cabeça?

Qualquer sobrecarga pode causar uma crise

  • Emocionais: ansiedade, preocupaçao, conflitos, traumas, irritabilidade;
  • Hormonais: menstruacao, TPM, ovulação;
  • Alimentares: ficar sem comer, bebidas alcoólicas, muito café, adoçantes, enlatados, salgadinhos, frutas cítricas e outros alimentos que contenham glutamato monossódico (aji-no-moto);
  • Ambientais: poluição, muito sol, sono ruim (dormir pouco ou dormir muito), cheiros fortes.
  • Como classificar o tipo de dor?

    Classificamos pelas característica da dor, se é latejante, local da dor, duracao dor, presenca de sintomas como alterações visuais, incomodo com a luz, barulho, enjoo, vômitos.

    Palavras-chave: enxaqueca, enxaqueca causas, enxaqueca sintomas, enxaqueca com aura, enxaqueca crônica, especialista enxaqueca, tratamento enxaqueca, enxaqueca tratamento.

    Tags: , , , , , , ,

    Comments (3)

    • Plinio Pacheco Junior

      |

      Eu procurei o Dr Mário Peres pela internet como pela minha ultima esperança e salvação, pois eu havia desacreditado no tratamento dos homens.
      Cheguei, muito mal com uma dôr de cabeça há 6 meses que eu estava a ponto de um suícidio a qualquer momento.
      E o Dr Mário Peres aos poucos foi me tratando e aquela dõr insuportável já não sentia mais em poucos meses, fiz tratamento de botox, isso na época ajudou a contribuir.e o mais importante a competencia do Dr Mário Peres.Hoje depois de 2 anos não sinto mais nada e só faço acompanhamento preventivo.
      Dr Mário devo a minha vida ao senhor…muito obrigado por tudo…espero que o senhor leia este depoimento e por favor me desbloqueie no seu facebook. abraços
      Plinio

      Reply

    • Cleci R.Pereira

      |

      Obrigado pelos esclarecimentos, pois tenhos crises fortes e as vezes fortíssimas.

      Reply

    Leave a comment

    Para Marcar Consulta

    Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

    Redes Sociais

    Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

    Na mídia

    Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde