Tiques

Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve sobre tiques nervosos, seus tipos e como tratar

TIQUES: O QUE SÃO? COMO APARECEM?

Tiques nos olhos, piscar nos olhos, olhos piscando demasiadamente, tremor nos olhos são queixas frequentes nas pessoas. Muitos mitos circundam estes sintomas, muita culpa se coloca no estresse (stress), ansiedade, preocupação, depressão, realmente eles podem interferir nestas queixas, mas existem diversos diagnósticos distintos.

Tiques nos olhos, piscar os olhos excessivamente pode ser do quadro da síndrome de Tourette. A síndrome de Tourette é uma doença neurológica que cursa com tiques motores e fônicos além de alterações comportamentais como coprolalia, compulsões, e outros.

Existem vários tipos de tiques motores, simples ou múltiplos. Há uma variação periódica no número, na freqüência, no tipo e localização dos tiques; também a intensidade dos sintomas tem um caráter flutuante. Os sintomas podem chegar até a desaparecer por semanas ou alguns meses. O início ocorre geralmente antes dos 18 anos de idade.

Os tiques são vivenciados como algo irresistível (como por exemplo a necessidade de espirrar) e que precisa por fim se manifestar. Os tiques são piorados (porém não causados) por estresse e ansiedade e diminuem com o relaxamento ou com a concentração em uma tarefa prazeirosa.

TIPOS DE TIQUES

Os tipos de tiques são motores ou vocais, simples ou complexos, os tiques simples são:

  • Motores – piscar os olhos, repuxar a cabeça, encolher ombros, fazer caretas, tensão abdominal ou de outras partes do corpo.
  • Vocais – pigarrear, grunhir, estalar a língua, fungar e outros ruídos.
  • Os tiques complexos são:

  • Motores – pular, tocar as pessoas ou coisas, cheirar e retorcer-se
  • Vocais – palavras ou frases fora do contexto; ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase); coprolalia (dizer palavras de baixo calão, insultos, obscenidades).
  • TRATAMENTOS PARA OS TIQUES

    Existem vários tratamentos para os tiques, medicamentosos e não medicamentosos. Estudo Americano publicado na revista Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry, usando topiramato (topamax, toptil, amato) na dose média de 118 mg mostrou bons resultados no tratamento dos tiques motores e fônicas e da síndrome de Tourette. Outros remédios como neurolépticos, toxina botulínica (botox), inibidores de recaptação de serotonina, podem ser usados.

    Marque uma consulta com um neurologista para receber a melhor indicação de um tratamento para os tiques.

    Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para fone (11) 3285-5726 R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, Jardins – São Paulo – SP ou (11) 2151-0110, no Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, Morumbi, São Paulo, SP

    15 Replies to “Tiques”

    1. tive uma gravidez muito dificil.passei por situações altamente estressante durante a gravidez e pos parto, mais precisamente durante o primeiro ano de vida de meu filho. Ele sofreu muito com ressecamento, penso que só sobreviveu porque o amentei. quando . pequeno era agitado e hoje tem deficit de atenção e tics nervosos. percebo que a medida que amadurece psicologicamente melhora, mas os tics estão afetando principalmente suas costas.Sente dores e proximo do pescoço, alguns pontos da coluna estão crescendo..preciso de ajuda e não sei a quem recortrer.

    2. Dr° sofro de uma síndrome conhecida com síndrome das pernas inquietas, na verdade nunca fui devidamente diagnosticada, mas pesquisei um pouco sobre isso e acredito que os sintomas se ajustam ao que foi descrito, porém, tenho muita dificuldade em lidar com isso e gostaria de saber se há algum tipo de tratamento para esse tipo de síndrome. Grata!

      1. Olá, por favor, entre em contato para marcar uma consulta ou procure um médico que possa te acompanhar para dar as devidas orientações e tratamento.

        Obrigado
        Equipe Portal Cefaleias.com.br

    3. minha filha tem tiques nervosos como o de piscar os olhos ja nao sei mais o que fazer ja levei a psicologo neurologista mas nao adiantou por favor me ajudem.

    4. Boa Tarde … meu filho tem 12 anos e estamos tratando ele com uma neuropediatra pois tem enxaqueca, defcti de atenção e tiques nervosos, quanto a enxaqueca e o défcti já notamos a melhora mas os tiques estão dificeis já usamos orap, amplictil e agora estamos testando haldol, antes ele piscava fazia caretas e balançava a cabeça, agora fica mexendo o braço e com esse movimento acaba tendo muitas dores musculares, a médica me disse que é demorado … gostaria de trocar informações com alguem que já tenha passado por isso ou que ainda esta vivenciando esta situação… as vezes fico insegura apesar de ter ótimas referencias da médica….se alguem puder me ajudar agradeço…. um abraço Gilmara

    5. Me chamo Liliane e tenho um filho (Nicolas) aos 10 para 11 anos ele apresentou o quadro sd tourette, procurei varios medicos e desde então ele já passou por varios medicamentos. As vezes a impressão que da é que ele não tem nada, mas derrepente volta, ai lá vai trocar o medicamento ou aumentar a dosse.
      Sei que ele sofre com isso e eu muito mais. Porque como mãe vejo muita vezes ele se rejeitado em meio de brincadeiras, tanto social e até mesmo na escola. Muitas vezes me sinto impotente, é como se eu não soubesse cuidar do meu filho.
      Hoje ele tem 15 anos e me pergunto, posso fazer algo mais por ele?

    6. Olá!Boa noite!
      Eu tenho problemas des de criança e agora estou com 33 anos e não aguento mais,não tenho vontade de sair de casa porque as pessoas fica olhando rindo e perguntando ja ate pensei em acabar com minha vida ,mas tenho uma linda filha de 10 anos que precisa de mim, e resolvi procurar a saber mais sobre essa doença ,eu pisco os olhos é muito constragedor,e é bem repetitivo é de mais,eu tenho o convenio unimed Campinas mas nao sei qual proficional e onde encontro por aqui,por favor me ajude se for possivel!
      Obrigada! Vanessa Campos.

    7. o tratamento do transtorno do deficit de atenção (com concerta), mais o tratamento com medicamentos para controlar o tique nervoso (tipo motores, mexendo a cabeça), é possível? Meu neto está fazendo isto e no entanto está piorando. Preciso de orientação e moro no interior de São Paulo. O tratamento foi dado por um neurologista de Campinas. Minha filha não deixa eu interferir. Tenho medo de que ele fique pior por um tratatamento incorreto. Por favor, me de um conselho.
      Obrigado pelas informações neste site. Deus te abençõe.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.