Otimismo em mulheres gera menos risco cardíaco

Mulheres otimistas correm menos riscos de ter doenças cardíacas e vivem mais diz estudo feito nos Estados Unidos publicado na revista Circulation

Uma pesquisa anterior, feita por especialistas holandeses, já havia concluído que o otimismo reduz o risco de problemas cardíacos em homens. Quase cem mil mulheres participaram do novo estudo, publicado na revista científica Circulation. A investigação concluiu que as pessimistas tendem a apresentar pressão mais alta e índices mais altos de colesterol. Mesmo quando esses fatores foram levados em consideração – ou seja, comparando-se grupos de mulheres com pressão alta e altos índices de colesterol – a diferença de atitude alterou significativamente os riscos entre otimistas e não otimistas.

Mulheres otimistas tiveram 9% menos chances de desenvolver problemas cardíacos e 14% menos chances de morrer por qualquer causa após oito anos de acompanhamento. Em comparação, mulheres cínicas, que cultivam sentimentos hostis ou não confiam nos outros, apresentaram 16% mais probabilidade de morrer dentro do mesmo período. Uma possível explicação, segundo os pesquisadores, é que as otimistas talvez sejam mais capazes de enfrentar adversidades e talvez sejam mais capazes de cuidar de si próprias quando ficam doentes. O estudo concluiu que mulheres otimistas fazem mais exercícios e são mais magras do que as pessimistas. Atitudes otimistas ou hostis podem estar associadas a comportamentos que têm implicações para a saúde, como fumar ou seguir dietas ruins, o que pode também influenciar a saúde do coração.

Mais estudos nesta linha mostrarão o impacto de padrões mentais de pessimismo e otimismo em outros problemas de saúde como as cefaleias, dores de cabeça, enxaqueca.

One Reply to “Otimismo em mulheres gera menos risco cardíaco”

  1. I don’t know If I said it already but …Excellent site, keep up the good work. I read a lot of blogs on a daily basis and for the most part, people lack substance but, I just wanted to make a quick comment to say I’m glad I found your blog. Thanks, 🙂

    A definite great read..Tony Brown

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.