Tiques nos olhos, piscar de olhos, tremor nos olhos o que pode ser?

Tiques nos olhos, piscar nos olhos, olhos piscando demasiadamente, tremor nos olhos são queixas frequentes nas pessoas. Muitos mitos circundam estes sintomas, muita culpa se coloca no estresse (stress), ansiedade, preocupação, depressão, realmente eles podem interferir nestas queixas, mas existem diversos diagnósticos distintos.

Tiques nos olhos, piscar os olhos excessivamente pode ser do quadro da síndrome de Tourette.

A síndrome de Tourette é uma doença neurológica que cursa com tiques motores e fônicos além de alterações comportamentais como coprolalia, compulsões, e outros.

Existem vários tipos de tiques motores, simples ou múltiplos. Há uma variação periódica no número, na freqüência, no tipo e localização dos tiques; também a intensidade dos sintomas tem um caráter flutuante. Os sintomas podem chegar até a desaparecer por semanas ou alguns meses. O início ocorre geralmente antes dos 18 anos de idade.

Os tiques são vivenciados como algo irresistível (como por exemplo a necessidade de espirrar) e que precisa por fim se manifestar. Os tiques são piorados (porém não causados) por estresse e ansiedade e diminuem com o relaxamento ou com a concentração em uma tarefa prazeirosa.

Os tipos de tiques são motores ou vocais, simples ou complexos, os tiques simples são:

  • Motores – piscar os olhos, repuxar a cabeça, encolher ombros, fazer caretas, tensão abdominal ou de outras partes do corpo.
  • Vocais – pigarrear, grunhir, estalar a língua, fungar e outros ruídos.
  • Os tiques complexos são:

  • Motores – pular, tocar as pessoas ou coisas, cheirar e retorcer-se
  • Vocais – palavras ou frases fora do contexto; ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase); coprolalia (dizer palavras de baixo calão, insultos, obscenidades).
  • PISCAR DE OLHOS DE UM LADO SÓ

    O piscar excessivo de um lado só dos olhos pode ser uma doença chamada blefaroespasmo, ou também uma doença chamada espasmo hemifacial, que são doenças neurológicas que pertencem ao grupo dos distúrbios do movimento. O chamado Blefaroespasmo essencial benigno é uma distonia focal caracterizada por espasmos involuntários progressivos do músculo orbicular dos olhos e músculos da região superior da face (corrugador e procerus). As contrações forçadas e crônicas dos músculos perioculares tornam o paciente debilitado e levam a alterações funcionais e cosméticas das pálpebras. O tratamento inclui uma variedade de modalidades e medicações orais que apresentam eficácia limitada. Injeções de toxina botulínica tipo A, botox, têm apresentado bons resultados temporários, enquanto a cirurgia no músculo dos olhos (miectomia periocular) tem demonstrado bons resultados. em longo prazo.

    MIOQUIMIA

    A mioquimia representa tremores finos em um lado do olho, é um disparo rítmico e agrupado de potenciais motores, clinicamente pode ser difernciada em mioquimia facial, geralmente ocular, podendo ser raramente originada de esclerose múltipla, glioma, glioma do tronco cerebral, paralisia facial, sindrome de guillain barre, siringobulbia, comumente está relacionada a privação de sono, insonia.

    PROCURE UM NEUROLOGISTA!

    Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para:

    Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

    Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

    18 Replies to “Tiques nos olhos, piscar de olhos, tremor nos olhos o que pode ser?”

    1. Meu filho tem tiques começa com movimentos na cabeça depois imigra para o vocal,ele emite sons ora alto ora baixo. Estou preocupada porque ele está entrando na fase da puberdade e isso pode afetar sua vida social. O que devo fazer ele já passou por avaliações neurológicas e verdade que o uso do botox ajuda a diminuir esses tiques?

    2. Boa tarde…fazem 18 dias que minha afilhada de 11 anos esta com um dos olhinhos tremendo…ela nao sente dor e as vezes diz que uma nuvem passa na frente…minha cunhada levou a um oftalmo e ele disse que pode ser ate um tumor. Isso pode acontecer? pode ser grave? o que fazer?abcs

    3. tenho o esparmo de piscar os olhos quando falo gostaria de saber se existe algum metodo para evitar ou deixa DE Existir esse ticq.mim incomoda muito, pois trabalho diretamente com pessoas, atravéz da comunicação direta. gosto da profissão e não gostaria de deixar por esse motivo.mim ajude mostrado uma solução para esse problema desde já obrigado.Rosane ARACAJU\SE

    4. Sinto tiques nos olhos e no peito; fiz diversos exames cardiológicos, e nada. O que poderá ser? Parece que tem um “motorzinho” no centro do peito, acontecendo o mesmo nos dois olhos, mas que olha nõa percebe, mas eu sinto o tremor.

    5. Queria uma opinião de vocês.
      O meu caso é o seguinte: há uns 15 dias estou com mnha vicão embaçada e não consigo ver com nitidez, as letras ficam sumindo e para eu ler tenho que ficar mexendo com a cabeça.
      Fui no oftamologista, ele fez todos os exames e disse que no olho não tem nada, fiz aquele examepra vwe imagens laterais e apareceu uns pointos pretos na imagem, mas ele disse que estou no inicio, me mandou para um neurologista, fiz ressonancia e estou esperando a resposta,
      Gostaria de saber se vocês conhee algum caso desses e se vou voltar a enxergar.
      agradeço a resposta.

    6. Por favor, preciso de ajuda, estou com um problema mais psicologico do q fisico… o ato de piscar os olhos me incomoda, nao sei a causa.. espero ter deixado claro. Fico qurendo controlar um processo q he involuntario(piscar dos olhos). isso esta me pertubando pq temos q piscar os olhos constatemente. espero q me ajude esta somatizando em fortes dores na regiao ocular devido ao esforço q faço p controlar a poscar dos olhos.. desde ja agradeço a atençao me de uma alternativa aguardoo!!!

    7. Tenho tremor palpebral, há 9 meses e já consultei, oftalmologista, neurologista, fiz tac, nao acusou nada, fiz acunpuntura, e nao obtive melhoras, presentemente estou a tomar antidepressivos, mas nao estou a obter resultados,estou muito angustiada com isto sera que nao haverá mais nada que eu possa fazer para obter melhoras, bem haja pela resposta,

    8. meu namorado repuxa muito os braços e as pernas!!!nao sao todos os dias nao, antes era menos agora aumentou muito.Ele sentia muita dor de cabeça e colocava sangue pelo nariz,ja faz um tempo que nao sente dor de cabeça e nao coloca sangue,,so que depois disso parece que esta repuxando mais!!!ele morre de medo de ir ao medico e ser uma coisa muito seria!!!!Acardarei muito anciosa uma resposta!!!Obrigada

    9. Gostaria de saber mais sobre espamo facial, pois, tenho este problema do lado esquerdo pega toda a face, ja fiz uma cirurgia mais infelizmente não deu certo, ja apliquei botox e durou apenas 15 dias, por isso quero fazer uma cirurgia melhor, quero saber mais, tudo sobre isso, o que eu tenho porque eu tenho e etc.
      E acho que o botox não foi aplicado corretamente, por isso gostaria de uma ajuda

    10. Minha mãe tem sentido tremor num dos olhos, acompanhado de um leve tremor também dos músculos da face no lado direito. Quando começou ela tinha tido uma paralisia facial leve. Fez algumas sessões de fisioterapia e ficou bem, mas depois os tremores foram aumentando. Já fez tratamento com calmantes mas não quis prosseguir com esse tratamento por muito tempo, mas mesmo com uso de medicação não ouve melhora.Procurou um neurologista, chegou a fazer uma ressonãncia não acusando nada de anormal. Atualmente faz acupuntura e nas primeiras sessões a melhora foi grande mas agora não tem mais surtido efeito. No momento a pálpebra deste olho já está bem caída, ficando muito aparente ate mesmo em fotos, deixando o olho quase totalmente fechado. Algumas pessoas falaram no uso de botóx, mas ela está insegura. O que podem me dizer a respeito? Qual seria o tratamento adequado?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.