Dor nos olhos,o que pode ser?

Causas, doenças que podem causar dor nos olhos e seu diagnóstico

Aneurisma

Dores de cabeça (cefaleias) podem ter predomíneo da sua localização na região ocular. A dor ocular pode ser de diversas origens, primeiramente deve-se separar se a dor ocorre em um olho, em ambos os olhos, ou se alterna lados. A dor que alterna lados normalmente é oriunda de uma cefaleia primária como a enxaqueca ou cefaleia do tipo tensional. A dor nos olhos pode ser também de uma cefaleia primária ou de uma cefaleia secundária como a sinusite. A dor ocular unilateral, dor em um só olho, pode ser por uma enxaqueca, cefaleia em salvas, cefaleia idiopática em pontadas, neuralgia do trigêmeo do primeiro ramo, síndrome SUNCT, hemicranias paroxísticas e hemicrania continua.

DOR OCULAR COM LACRIMEJAMENTO

Dor em um só lado do olho associada a lacrimejamento, e-ou queda da pálpebra pode ser de uma cefaleia primária do grupo das cefaleias trigemino-autonômica, como a cefaleia em salvas, SUNCT, hemicrania continua, hemicrania paroxística episódica e crônica, ou de uma cefaleia secundária a aneurisma cerebral, tumor cerebral, glaucoma, sinusite, além de causas oculares.

Dor nos olhos associada a vermelhidão ocular ou injeção conjuntival pode ser também de uma cefaleia primária do grupo das cefaleias trigemino-autonômica, como a cefaleia em salvas, SUNCT, hemicrania continua, hemicrania paroxística episódica e crônica, ou de uma cefaleia secundária a aneurisma cerebral, tumor cerebral, glaucoma, sinusite, mas pode ser devido a problemas oculares.

CAUSAS OCULARES DA DOR NOS OLHOS

Dor nos olhos podem ser causados por cefaleias, mas podem ser causados por doenças oculares, afetando várias estruturas:

Córnea

Abrasões corneanas – A córnea é vulnerável aos ferimentos que podem ser causados pelos dedos, galhos de plantas e árvores, bolas de tênis e outros. A desepitelização da córnea é chamada de abrasão e pode ser muito dolorosa;

Infecções na córnea – A córnea também pode inflamar ou infeccionar, o nome desta doença é ceratoconjuntivite. O herpes zoster, que é causado pelo mesmo vírus da catapora, também pode atingir a córnea; Conjuntivite – É uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Na conjuntivite os dois olhos ficam afetados, dura cerca de 15 dias e não causa sequelas.

Pálpebras

 Blefarite – É uma inflamação comum e persistente das pálpebras. Produz sintomas como irritação, coceira, prurido e, em alguns casos, olho vermelho. Esta doença afeta frequentemente as pessoas que têm tendência a apresentar pele oleosa, seborreica (caspa) e secura ocular. A blefarite pode começar na infância, causando granulação nas pálpebras e continuar por toda a vida como uma afecção crônica, ou iniciar apenas na fase adulta;

 Hordéolo – Também conhecido popularmente como terçol, terçolho, treçolho ou viúvo, é um pequeno abscesso que ocorre na borda das pálpebras causado pela inflamação de glândulas sebáceas. O hordéolo não comporta nenhuma gravidade especial, mas pode ser muito doloroso. A inflamação normalmente é causada por uma infecção bacteriana e ocorre com muito mais freqüência em crianças. Na maioria das vezes, o hordéolo pode ser combatido mais rapidamente com a aplicação de compressas embebidas em água quente ou morna. Quando tratados, os hordéolos desaparecem em cerca de uma semana. Em casos mais graves, os médicos geralmente utilizam uma agulha para drenar o pus acumulado. Existem também pomadas elaboradas especificamente para tratar os hordéolos, normalmente compostas por eritromicina;

Corpos estranhos –Os corpos estranhos são, geralmente, irritantes, e lágrimas ou água podem retirá-los. Se não forem removidos, os corpos estranhos podem causar abrasões nas córneas . Às vezes há realmente alguma coisa no olho, um pouco de sujeira, poeira, fragmentos de plantas, ou um pedaço de lente de contato.

Glaucoma – É um grupo de doenças que atingem o nervo ótico e causam perda da visão. O aumento da pressão intraocular (pressão interna do olho)  é o fator predominante para o desenvolvimento do glaucoma. A dor pode ser de um lado, no olho afetado, os dois olhos podem estar afetados. O glaucoma agudo é acompanhado de olho vermelho, perda visual e dor ocular. Se não for tratado o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma diminuição progressiva do campo visual, que pode resultar em cegueira.

42 Replies to “Dor nos olhos,o que pode ser?”

  1. Preciso de ajuda!!!!
    Não aguento mais sentir dor de cabeça e dor nos olhos,tenho essas dores com frenquência e a cada dia piora mais… eu achei que tomando remédios pudesse com o tempo melhorar,mas nem os remédios fazem mais efeitos… a claridade irrita meus olhos e eles ardem muito a noite…
    O q pode ser??
    Se puder me ajudar eu agradeço muito…

  2. Bom dia, sinto uma dor muito grande no olho direito que ja faz mais de uma semana, é uma dor intença, ja nem consigo mais abrir ele, e escore lagrima direto, fico preoculpada por que as vezes perco o sentido de movimento, quando acho que estou pisando no chão meus olhos mostrao que estou voando, é estranho, e sinto muita dor de cabeça, e no meu olho também parece que fica cheio de areia e ao mesmo tempo sinto queimando la no fundo do olho, tem dias que ele fica muito vermelho, mas eu nao sei o que isso quer dizer.
    Se puderem me ajudar, fico grata.

  3. oi de um tempo pra caa comecei a ter dor de cabeca constante e com isso dor nos olhos quando ganhei nenem tive derrame nos olhos sera q pode ser isso obrigado

  4. … mais uma coisa

    hoje por exemplo estou sentindo dor nos olhos, com ardor, porque ontem chorei, amanheci com olhos de sapo, duas bolsas em baixo e um morro encima. Aí hoje é o dia inteiro de dor, para sarar é só dormindo muito bem hoje para amanhã ou tomando remédio( o que eu tento evitar).

    Obrigada novamente.

  5. Oi,
    tenho dor nos olhos desde criança, talvez uns 10 anos,sinto dor no globo ocular é como uma dor de cabeça porém nos olhos (o que é bem pior e incomoda bem mais também), no começo a dor era intensa e igual nos dois olhos, eu não chorava para não doer mais, hoje as dores vêm só quando eu choro ou quando eu não durmo o suficiente, começa com uma dorzinha, um leve peso nos olhos mas logo a dor vai intensificando e o meu esquerdo sempre doi mais, sempre tomo dipirona para resolver a dor. Aos 17 anos, fiz exame de vista, que deu 0,25 em cada olho (normal né?) hoje aos 22 ainda sentido essas dores não sei o que é, talvez só cansaço nas vistas, uma sensibilidade maior, não sei se o caso de olhos claros é mais sensível que os escuros, mas gostaria de saber o que pode ser. Obrigada pelo espaço.

  6. os meus dois olhos estão doloridos,quando eu viro os olhos de um lado pro outro ou toco neles eles Doem.Isso começou quando eu comecei a ficar gripada.
    Oque é isso?O que devo fazer?
    me ajudem!
    Grata desde já!

  7. Meu olho começou a arder muito e tb doer e minha cabeça tb está doendo isso a mais de uma semana.
    Será que tem alguma coisa haver com o problema
    de tireóide? Pois tenho má disfunção da tireóide.
    Gostaria que alguém me ajudasse a respeito…..

  8. um amigo meu tem dor no olho direito, já fez tomografia, ressonancia, varias consultas oftalmologica, dentistas, neurologistas, clinico geral, rx de coluna cervical, descartada hipotese de trigêmeo…..resumindo, não se sabe até agora o que é, ele está quase enlouquecendo, o interessante que qdo toma buscopan a dor diminui quase a zero!!

  9. Estou com uma dor de cabeça no lado esquerdo e dor no olho esquerdo a mais de 5 meses e não sei o que é.
    Já fui em varios medicos,me receitaram varios remedios e não adiantou nada.Marquei uma consulta no neurologista na santa marcelina em sao paulo e o medico me receitou a amitriptilina e o flanax,estou tomando os remedios e ainda estou sintindo dor.Se alguem ler o meu comentario e puder me ajudar ficarei muito grato.muito obrigado desde já.

  10. No meu holho direito, o chamado grão do holho é doido, sinto q/ quando toco ele c/ o dedo parece sempre dolorido. Comessou quando fiquei gripado a tres anos aprocimadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.