Dor na nuca, o que pode ser?

Dr Mario Peres explica as causas da dor na nuca e seu tratamento

Dor na nuca

Dor na nuca

O que pode causar uma dor na nuca? A dor cervical, dor na nuca, e dores de cabeça são frequentes na população geral, a enxaqueca afeta 15,2% da população brasileira, cefaleias podem se manifestar com diversas características e em várias localizações na cabeça, assim como se estender até o pescoço, a região cervical, chamada de nuca.

Dores exclusivas da região cervical, chamadas cervicalgias tem origem diversa, várias causas podem gerar uma dor no pescoço, doenças da coluna, medula cervical, má postura, contratura muscular.

Estruturas da dor cervical

Estruturas da dor cervical

As dores na nuca podem irradiar para os braços, são as cervico-braquialgias, geralmente apontam para doenças da coluna cervical, nervos cervicais, hérnia de disco ( e não ernia de disco) , e também doenças da medula cervical.

Dor na nuca pode irradiar para a cabeça, são as chamadas cefaleias cervicogênicas, quer dizer, a dor começa no pescoço e sobe para a cabeça.

A dor na nuca pode ser de um lado ou dos dois lados, dores unilaterais, só de um lado, podem estar ligadas a desvios de postura, contratura segmentar de músculos e doenças da coluna.

Muitas dores na nuca são irradiações de dores de cabeça, sabe-se que 60% das pessoas com enxaqueca, durante uma crise forte de dor de cabeça, apresentam também do na nuca. Para saber se é enxaqueca é preciso um diagnóstico médico, mas a presença de dor pulsátil, latejante, incômodo com a luz, com o barulho, náuseas ou vômitos, piora com atividades físicas rotineiras, piora no período menstrual ajudam no diagnóstico.

Algumas dores na cervical podem ser de origem das artérias cervicais, como ocorre nos casos de dissecção arterial, alguns aneurismas cerebrais.

O diagnóstico é feito pelo médico neurologista ao examinar o paciente e sua história clínica. Pode solicitar exames complementares se for necessário como Raio-X, tomografia e ressonância magnética.

TRATAMENTO DA DOR NA NUCA

O tratamento da dor cervical depende do seu diagnóstico, raramente é cirúrgica, medicamentos diversos podem ser utilizados, assim como medidas físicas (fisioterapia, RPG), acupuntura.

REMÉDIOS PARA DOR NA NUCA

Cuidado ao automedicar-se, sem saber a causa da dor na nuca, você pode mascarar os sintomas e tomando analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares sem prescrição médica o seu quadro pode não ser tratado adequadamente.

Procure um médico, não se auto medique.

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para:

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

Para saber mais sobre dor na nuca e dor de cabeça leia o livro do médico neurologista Dr Mario Peres, Dor de cabeça: o que ela quer com você?, primeiro livro da área a entrar como ebook.

Clique na figura e acesse:

Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e  TRATAMENTO DA ENXAQUECA 

Para saber mais sobre o centro de cefaleia São Paulo clique em http://cefaleias.com.br/clinica

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments (237)

  • João P. Diniz Silva

    |

    Muito obrigado pelos esclarecimentos!
    Estava preocupado com uma dor no lado esquerdo da nuca, principalmente durante minhas atividades fisicas, onde minha postura incorreta devido a lordose deve favorecer esta for pontual.
    De qualquer forma, irei a um ortopedista, ou recomenda-me outro profissional ?
    Obrigado

    Reply

  • jaqueline stefani de moraes amorim

    |

    tenho dor de cabeça a cada 3 dias na nuca e nas costa e esquentas as orelhas as vezes e a pressão, mais tem vez que naum é que sera naum passa e frequente o que faço ?

    Reply

  • Jéssica Veloso

    |

    Dr., ando com essa dor na “nuca” que sobe para a cabeça há mais ou menos duas semanas. A dor de cabeça não do tipo convencional, mas sim como se ela estivesse pesando uns 30kg e qualquer momento vai cair do meu pescoço. Fui a uma drogaria pois me alertaram que poderia ser problema de pressão, e minha pressão estava 13/9 com batimentos cardíacos a 120. Não sei bem o que significa, mas a tec em Enfermagem orientou que eu fosse a uma unidade de emergência ver um médico. Infelizmente, o médico que me atendeu, interrompeu sua leitura de um livro da série Percy Jackson e disse ser dor muscular e então me receitou um antiinflamatório e analgésico. O remédio acabou e eu não senti diferença. Sou professora de Língua Inglesa, e trabalho todos os dias, inclusive e principalmente aos sábados, de 08h as 18h, em pé e falando.. essas dores têm me atrapalhado muito e eu não sei o que fazer. O que de fato pode ser?

    Agradeço qualquer ajuda.

    Reply

  • Lucelia Fontes

    |

    Sinto dor na nuca sempre quando acordo pela manhã, e durante ela vai e volta mais noite quando vou dormir novamente, por que será?

    Reply

  • rosilda soares

    |

    gostaria de uma orientação, a dor é do lado esquerdo atrás do ouvido um pouco abaixo, estou a quase 08 meses como se tivesse algum repuxando, ou melhor forçando não provoca dor de cabeça e sim um terrível mal estar e fadiga no corpo e falta de ar temporária, quando dói e principalmente quando inclino a cabeça para o lado eu sinto dificuldade e dor, os braços não doem e sim o ombro e pescoço, fico tensa com esta dor, tem dia que fico sem saber o quer fazer, e não tenho coragem de fazer uma ressonância pois ~tenho fobia a lugar fechado, posso tomar anestesia para fazer este exame? no aguardo orientação

    Reply

  • Amandio Brito

    |

    Sinto fortes dores de cabeça na nuca e por vezes num ou noutro lado do pescoço. Se tomar 2 comprimidos extra strength as dores passam por um tempo, mas depois voltam de novo e isto vem me deixando muito preocupado. Detesto me depender de remédios, mas então o que faço?

    Reply

  • karina

    |

    Todos os dias praticamente tenho dores no nuca e na cabeça ja fui ao médico eles falaram que é enxaqueca mais não fizeram nada pra falar que é enxaqueca não sei mais o que fazer.

    Reply

  • socorro luciano

    |

    Oi, gostaria muito de marcar uma consulta, mas moro no interior do Rn, acho inviável conseguir. O meu problema é uma dor na nuca, muito forte.

    Reply

  • daiane

    |

    nossa tenho muitas dores na nuca direto sempre o que faço.

    Reply

  • francisco reginaldo fernandes

    |

    estou com uma filha sentindo muita dor na nuca foi para um medico mais ele nao com sequio dignostica nada ela esta com dor na nuca dor na barriga e fazendo vomito nao sei o que fazer

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde