Dor na nuca, o que pode ser?

Dr Mario Peres explica as causas da dor na nuca e seu tratamento

Dor na nuca
Dor na nuca

O que pode causar uma dor na nuca? A dor cervical, dor na nuca, e dores de cabeça são frequentes na população geral, a enxaqueca afeta 15,2% da população brasileira, cefaleias podem se manifestar com diversas características e em várias localizações na cabeça, assim como se estender até o pescoço, a região cervical, chamada de nuca.

Dores exclusivas da região cervical, chamadas cervicalgias tem origem diversa, várias causas podem gerar uma dor no pescoço, doenças da coluna, medula cervical, má postura, contratura muscular.

Estruturas da dor cervical
Estruturas da dor cervical

As dores na nuca podem irradiar para os braços, são as cervico-braquialgias, geralmente apontam para doenças da coluna cervical, nervos cervicais, hérnia de disco ( e não ernia de disco) , e também doenças da medula cervical.

Dor na nuca pode irradiar para a cabeça, são as chamadas cefaleias cervicogênicas, quer dizer, a dor começa no pescoço e sobe para a cabeça.

A dor na nuca pode ser de um lado ou dos dois lados, dores unilaterais, só de um lado, podem estar ligadas a desvios de postura, contratura segmentar de músculos e doenças da coluna.

Muitas dores na nuca são irradiações de dores de cabeça, sabe-se que 60% das pessoas com enxaqueca, durante uma crise forte de dor de cabeça, apresentam também do na nuca. Para saber se é enxaqueca é preciso um diagnóstico médico, mas a presença de dor pulsátil, latejante, incômodo com a luz, com o barulho, náuseas ou vômitos, piora com atividades físicas rotineiras, piora no período menstrual ajudam no diagnóstico.

Algumas dores na cervical podem ser de origem das artérias cervicais, como ocorre nos casos de dissecção arterial, alguns aneurismas cerebrais.

O diagnóstico é feito pelo médico neurologista ao examinar o paciente e sua história clínica. Pode solicitar exames complementares se for necessário como Raio-X, tomografia e ressonância magnética.

TRATAMENTO DA DOR NA NUCA

O tratamento da dor cervical depende do seu diagnóstico, raramente é cirúrgica, medicamentos diversos podem ser utilizados, assim como medidas físicas (fisioterapia, RPG), acupuntura.

REMÉDIOS PARA DOR NA NUCA

Cuidado ao automedicar-se, sem saber a causa da dor na nuca, você pode mascarar os sintomas e tomando analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares sem prescrição médica o seu quadro pode não ser tratado adequadamente.

Procure um médico, não se auto medique.

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para:

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

Para saber mais sobre dor na nuca e dor de cabeça leia o livro do médico neurologista Dr Mario Peres, Dor de cabeça: o que ela quer com você?, primeiro livro da área a entrar como ebook.

Clique na figura e acesse:

Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e  TRATAMENTO DA ENXAQUECA 

Para saber mais sobre o centro de cefaleia São Paulo clique em https://cefaleias.com.br/clinica

237 Replies to “Dor na nuca, o que pode ser?”

  1. olá, Dr. HÁ 11 MESES ESTOU SOFRENDO MUITO COM DORES NA NUCA Q ENRIGECE O PESCOÇO E SOBE PRA CABÇA. SÃO DORES FORTISSÍSSIMAS Q CHEGO QUASE A DESFALECER , ELA APARECE PRINCIPALMENTE QDO ME ABAIXO OU FAÇO MOVIMENTOS Q ME FORCE A BAIXAR A CABEÇA E VAI EMBORA ALGUNS MINUTOS DEPOIS OU QDO ME DEITO. DOE TBÉM QDO FAÇO ESFORÇO DO TIPO COMO ENCHER BALÕES COM A BOCA. JÁ PASSEI POR TRÊS NEUROS ME DROGAM O QTO PODEM E ME DÃO ALTA FIZ MAPEAMENTO CEREBRAL E TOMO , NO MAPEAMENTO APARECEU CEFALÉIA CRÔNICA. MAS QDO É CEFALÉIA SEI DISTINGUIR A DOR. O ÚLTIMO NEURO NO QUAL PASSEI DISSE Q É FIBROMIALGIA. O Q FAÇO ESTOU DESESPERADA PQ ESSA DOR ME PRIVA DE FAZER TAREFAS COMO POR EX VARRER MINHA PRÓPRIA CASA. ABRAÇOS. FIQUE COM DEUS.

  2. Olá Dr, tenho dores de cabeça todos os dias e agora pra piorar estou com fortes dores na nuca é terrível, principalmente quando fico no computador. Será q pode me ajudar??

  3. Ola,

    Há 8 meses eu passei por um nervoso muito grande na empresa que trabalhava com a minha chefe, depois disse dia me atacou uma dor na nuca do lado esquerdo e parece que tem algo errado na garganta. Faz uma semana que me sinto pior, parece que agora esta na cabeça, enfimm me sinto esquisita. Procurei um otorrino e ele disse que esta tudo bem, o que devo fazer? só penso no pior…me ajude! obrigada

  4. durante um esforço fisico meu marido teve uma dor muito forte acima da nuca (cabeça), ficou lateijando por mais de 10 minutos, depois foi passando. mais de vez em quando ele dores de cabeça mais nunca igual a essa que aconteceu recentemente.
    o que pode ser?

  5. olá Dr.,tenho hérnia na servical,me doi muito a nuca principalmente se viajo em carros barulhentos e que balança ou quando faço esforço físico ou ainda converso muito,minha médica neuro me receitou antidepressivo,será que ela está certa?

  6. tenho muita dor na nuca que segue pra cabeca tento fazer massagem mas doi muito responde na cabeca parece agulhas a furar e se dormir de brucos no outro dia nao aguento de dor

  7. BOA NOITE DR.
    sinto fortes dores na nuca, e uma pressaõ craniana, acompanhada de mau estar e as vezes nauseas. não tem muito tempo que começou, faz mais ou menos 2 semanas! tenho medo de fazer exames e descobrir o pior! obrigada desde ja!!!!

  8. Olá, boa tarde!
    Há vários anos sinto uma dor na nuca direita que corre para o meio da cabeça que dura aproximadamente l minuto e sai um gosto de sangue na boca. Demora dias para ocorrer novamente. No momento fico preocupada.Tenho 44 anos, já tive trombose venosa na panturrilha direita. Gostaria que me esplicassem o que pode ser.
    Um abraço
    Aparecida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.