formigamento nas mãos

Formigamento – o que pode ser?

Formigamento: O que pode ser?

Entenda aqui as causas possíveis dos formigamentos nas diversas regiões do corpo

Formigamento é um dos sintomas neurológicos mais frequentes, e pode ser devido a diversas causas, tanto simples quanto graves.

Formigamentos são chamados na nomenclatura médica de parestesias, podem ocorrer no rosto, nas pernas, nos braços, no tórax e abdome. Ocorre com frequência nas mãos e pés.

Formigamentos em apenas um lado do corpo são de provável origem neurológica. Quando ocorre de uma hora para outra, juntamente com uma perda de força na mesma metade do corpo, pode ser sinal de um AVC, de um derrame. Formigamentos podem também preceder ou acompanhar dores de cabeça do tipo enxaqueca, especialmente a enxaqueca com aura, neste caso tem duração de 5 a 60 minutos e são passageiros, logo a seguir ou juntamente com o formigamento em uma metade do corpo (geralmente metade do rosto e braço no mesmo lado) a dor de cabeça da enxaqueca.

Quando o formigamento é dos dois lados, pode ser sinal de hiperventilação, ansiedade, geralmente nas duas mãos simultaneamente ou na boca, lábios.

Quando ocorre o formigamento nas mãos, podendo até ser dos dois lados, comumente mais à noite, pode ser da síndrome do túnel do carpo, quando um nervo que passa na região do punho encontra-se apertado por alguma estrutura.

formigamento nas mãos
formigamento nas mãos

As neuropatias periféricas, doenças dos nervos periféricos, causam formigamentos, queimação, dor em extremidades das mãos e ou pés, sola dos pés em geral. Pode ocorrer pela chamada neuropatia periférica do diabetes.

formigamento nas pernas
formigamento nas pernas

Formigamento nas pernas: o que pode ser?

Quando aparece um formigamento nas pernas, se for de uma lado apenas, seguindo o território de um nervo ou raiz nervosa, pode ser devido a uma hérnia de disco na região lombar.

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista. Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres ligue para :

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

 Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

O livro “Dor de Cabeça: O que ela quer com você?” escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, publicado pela editora Integrare, torna-se o primeiro livro da área a entrar como ebook.

Clique na figura e acesse

Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e  TRATAMENTO DA ENXAQUECA 

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista.

Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres em 8 de junho de 2020

250 Replies to “Formigamento – o que pode ser?”

  1. Boa tarde!!!

    Estou com oscilações de dor nas costas “centro da costas parte inferior” e com formigamento no lado direito superior, o que pode ser?

  2. Bom Dia!

    Estava procurando algo sobre os sintomas dormência nas pontas dos dedos e nos labios. e encontrei essa matéria frequentemente tenho sentido esses sintomas. antes não eram com tantas frequencia…

    Alguém pode me ajudar?

  3. ola,
    minha mão esquerda esta formigando principalmente a noite ,quando estou dormindo,tenho que acordar toda hora e mudar de posição dos braços e mover as mãos para voltar a sentir,estou preocupada com isso.por favor me oriente

  4. ola boa noite, tenho acordado a noite com os braços dormentes, formigando , tenho q sentar na cama mexer pra eles acordar , é muito estranho, ou as vezes os dedos da mão sinto como se eles estivessem com caimbras, sinto como se eles estivessem tudo torto mais eu olho e não estão, estão só formingando. gostaria de saber qual o diagnostico.obrigado

  5. a algum tempo tive formigamentos em minhas duas pernas e não conseguia urinar, e tive dipropia, (enchergava duas pessoas uma do lado da outra como se fosse uma sombra), bom fiz todos tipos de exame, ressonancia, e tomografia, liquor da coluna fiz os dois exame aquele normal e um que é enviado para os USA, pois no bnrasil não faz este exame, esse enviado ao exterior ainda não tenhop resposta, mas o outro deu uma pequena inflamação, pois bem tenho hipertiriodismo a 2,5 anos e faço tratamento com tapazol todo este tempo, pergunto o que posso ter?, fiquei 12 dias enternado sendo 6 na UTI, tomando pulçoterapia com corticoide, e fiquei bem , uns médicos me dizem que posso ter escleroze multipla ou seja uma doença desminerialirizante, outros dizem que pode ser pelo hipertireodismo, não sei mas mas até hoje uns 2 meses pra ca ainda sinto minhas pernas formigando quase por todo dia, e as vezes sinto um shock em minhas pernas, por favor o que posso ter pois ainda não tenho a resposta do outro exame pois demora muito o resultado. obrigado até o momento.

  6. Eu tenho a exatamente 9 meses, formigamento na mão esquerda, no começo, os médicos acharam que era sindrome do túnel do carpo, depois de ter passado por um cirurgião ele me afirmou “você não tem sindrome do túnel do carpo” é uma polineuropatia. No meu exame de eletroneuromiografia acusou ser compatível com as duas doenças. Agora estou fazendo novos exames para saber que doença eu tenho pois o neurologista informou depois do resultado do potencial evocado normal. que tem que descobrir que doença eu tenho, isso causa um estresse muito grande pois além de todos esses problemas eu sou epilética. O que posso fazer para descobrir está doença?

  7. Na parte de baixo da minha perna direita e pé
    te formigado e da uma dor como se estivesse repuxando e depois adormece o pe não sinto, mas a perna repuxa e fica doendo a coluna e dor na nuca e cabeça,tenho sentido dor do cotovelo ate as mãos. estou preocupada, já havia feito exame nos nervos com choquinho e não tinha dado nada, e agora se estendeu tdo.Qdo fico nervosa piora.A dor tem me dado ansia parece q vou desmaiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.