Formigamento: O que pode ser?
Entenda aqui as causas possíveis dos formigamentos nas diversas regiões do corpo
Formigamento é um dos sintomas neurológicos mais frequentes, e pode ser devido a diversas causas, tanto simples quanto graves.
Formigamentos são chamados na nomenclatura médica de parestesias, podem ocorrer no rosto, nas pernas, nos braços, no tórax e abdome. Ocorre com frequência nas mãos e pés.
Formigamentos em apenas um lado do corpo são de provável origem neurológica. Quando ocorre de uma hora para outra, juntamente com uma perda de força na mesma metade do corpo, pode ser sinal de um AVC, de um derrame. Formigamentos podem também preceder ou acompanhar dores de cabeça do tipo enxaqueca, especialmente a enxaqueca com aura, neste caso tem duração de 5 a 60 minutos e são passageiros, logo a seguir ou juntamente com o formigamento em uma metade do corpo (geralmente metade do rosto e braço no mesmo lado) a dor de cabeça da enxaqueca.
Quando o formigamento é dos dois lados, pode ser sinal de hiperventilação, ansiedade, geralmente nas duas mãos simultaneamente ou na boca, lábios.
Quando ocorre o formigamento nas mãos, podendo até ser dos dois lados, comumente mais à noite, pode ser da síndrome do túnel do carpo, quando um nervo que passa na região do punho encontra-se apertado por alguma estrutura.
As neuropatias periféricas, doenças dos nervos periféricos, causam formigamentos, queimação, dor em extremidades das mãos e ou pés, sola dos pés em geral. Pode ocorrer pela chamada neuropatia periférica do diabetes.
Formigamento nas pernas: o que pode ser?
Quando aparece um formigamento nas pernas, se for de uma lado apenas, seguindo o território de um nervo ou raiz nervosa, pode ser devido a uma hérnia de disco na região lombar.
Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista. Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres
Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres ligue para :
Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726 Jardins – São Paulo – SP
Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110 Morumbi, São Paulo, SP
O livro “Dor de Cabeça: O que ela quer com você?” escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, publicado pela editora Integrare, torna-se o primeiro livro da área a entrar como ebook.
Clique na figura e acesse
Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e TRATAMENTO DA ENXAQUECA
Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista.
Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres em 8 de junho de 2020
Depois de ler os relatos feitos pelo doutor Mario Peres, confesso que fiquei um pouco assustado com a possibilidade de ter um “avc” pelos sintomas que me ocorrem uma vez que já me encontro na faixa etária de sofrer essa doença (52anos),e os sintomas são:dormencia só no lado esquerdo especificamente no braço,pontas dos dedos,perna e calcanhar;dores nas articulações como,cotovelos,pulsos e coluna.O que fazer para amenizar esses problemas e qual o tratamento adequado?
Ólá, já faz uma semana que comecei a sentir formigamentos, começou na gengiva depois para os lábios, nariz, face, testa,tudo no lado esquerdo e agora estou também com formigamento nas pontas dos dedos da mão esquerda, fiz uma tomografia e não deu em nada graças a Deus, mas ninguém descobre o que tenho, não aguento mais este rosto todo formigando. è como se eu tivesse tomado uma anestesia de dentista,por favor me ajude.Obrigada.
ha duas semanas tive caimbra na batata das pernas,a dor intensa e forte, no mesmo dia a noite, na outra perna na batata da perna, no dia seguinte pela amanhã a dor estava tão intensa que eu tive dificuldade de me levantar, e ao mesmo tempo doi tambem o peito, quando era uma hora da tarde, deu uma caimbra intensa nos dois braços com dor e formigamento nas mãos,braços e pernas, assustada fui ao medico,que disse que era falta de potassio, por eu ter pressão alta e tomar o medicamento que tira o potassio do corpo
e eu js estou tomado varios tipos de medicamentos e comendo batante frutas e legumes, mais o que esta me preocupando, e que não estou vendo melhora,sinto que todo o meu corpo esta diferente e formigando,as minhas pernas e braços doem e ficam formigando, e quando falo p/ os medicos dizem que e depressão e so paasam remedios, tenho tambem diabete,extenose pulmonar.
gostaria de sabe que especialista procurar,por que passo mal vou ponto socorro e eles não estaõ resolvendo o meu problema.
sera que alguem pode me orientar.
Eu tenho 32 anos e sinto constantemente um formigamento na face principalmente no nariz e boca nos labio, as vezes tenho até febre um encomodo enorme na face o que pode ser.
Castorine
boa noite, a minha avó está há dois dias com formigamento na perna direita do calcanhar até o joelho, o que pode ser? o que pode-se fazer para passar?
Sinto formigamento no abdomen, nas pernas, os musculos da coxa doem bastante a ponto de nao conseguir dormir, passo a noite toda acordado, levanto a todo o momento para caminhar no apatamento, o que devo fazer? qual remedio melhora esses sintomas? Por favor me ajudem.
Estou sentindo adormecer minhas mãos, no labio, e nas pernas, e minha pressão esta sempre baixa, ñ passa de 10 por 7 e quando aaixa começo a sentir, a dormencia, ja estou fazendo varios exames, mais nenhum deu nada, estou precupada porque os medicos falam que é estresse do trabalho, agradeço desde ja.
estol semtindo formigancia na cabeça do meu pal
há 15 dias sinto dor, formigamento na metade da cabeça lado esquerdo que, não consigo durmir desse lado, quando respiro sinto que o ar gelado no nariz do mesmo lado que incomoda muito; isso é perigoso?
boa noite meu nome è sueli tenho 32 anos e tenho 6 filhos tem mais ou menos uns tres anos que sinto formigaçao no corpo ;sò que em partes diferentes.
ultimamente esta sendo diariamente ; me da muita formigaçao no braço esquerdo;nas duas pernas;nos pes de repente me da mal estar; tontura;o coraçao parece que vai sair pela a boca;em vez em quando anser de vomito eu fico muito ruim parece que eu vou morrer è uma sençasao orrivel.eu vou ao medico eles falam que è estress so que eu estou muito preocupada por favor me ajudem o que eu posso fazer e onde ir.obrigado sueli…aguardo respostas.