Prevalência de Forame Oval Patente (FOP) em pacientes com enxaqueca com aura e enxaqueca sem aura

PREVALÊNCIA DE FORAME OVAL PATENTE EM PACIENTES COM ENXAQUECA COM E SEM AURA

Alexandre Borgheresi, Daniel K Amado, Ricardo F C Zagatti, Adriana del Giglio, Patricia Z Souza, RodrigoT Mota, Pamela Villanova, André Leite Gonçalves, Edson Bor-Seng Shu, Guilherme Junqueira, Mario F P Peres.

 1.Faculdade de Medicina do ABC-Liga de cefaleia-Santo André-SP-Brasil 2.Hospital Albert Einstein-São Paulo-SP-Brasil.

INTRODUÇÃO

A prevalência de forame oval patente (FOP) em enxaqueca é estabelecida entre 41 e 59% dos pacientes com enxaqueca com aura e 20% dos pacientes com enxaqueca sem aura. Porém, não há dados na literatura sobre a prevalência do FOP em enxaqueca no nosso meio.

OBJETIVOS

Avaliar a prevalência de FOP em pacientes com enxaqueca com e sem aura em pacientes brasileiros

PACIENTES E MÉTODOS

Foram avaliados 69 pacientes com cefaleias que realizaram exames de Doppler transcraniano. Sendo 3 com cefaleia do esforço, 3 cefaleia em salvas, e 63 enxaqueca. Destes, 41 pacientes com enxaqueca com aura e 22  pacientes com enxaqueca sem aura,  48 mulheres e 15 homens, média de idade de 36,4 anos. Todos os pacientes realizaram o exame de Doppler transcraniano com o teste de microbolhas a fim de verificar a presença de shunt direito – esquerdo, caso o exame fosse positivo, o ecocardiograma transesofágico foi realizado para confirmar a presença de FOP.

RESULTADOS

Nos pacientes com enxaqueca com aura a prevalência de FOP foi de 75,6%, nos pacientes com enxaqueca sem aura a prevalência foi de 37,5%. A prevalência de FOP foi significativamente maior em enxaqueca com aura do que nos pacientes com enxaqueca sem aura (Qui quadrado 11,88  p=0,0006) comparativamente maiores do que os relatados na literatura.

CONCLUSÃO

A prevalência de FOP em enxaqueca com aura é alta, e é maior que em enxaqueca sem aura no nosso meio.

Tags: , , , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde