Relaxamento

O relaxamento é uma técnica física que auxilia na dissolução dos estados de estresse, de tensão muscular,mas que também pode ser usada como um meio preventivo e revigorante atuando beneficamente sobre sua saúde física, mental e emocional.

A capacidade de relaxar é uma capacidade como qualquer outra, tal como; dirigir um carro,praticar um desporto, etc.Isto implica que qualquer pessoa pode adquirir de forma mais ou menos autõnoma, bastando para tal aprender um conjunto de procedimentos, praticá-los com alguma paciência e os resultados surgirão de forma gradual.

Dos vários procedimentos dois se destacam pela sua simplicidade e eficácia: a respiração diafragmática e o relaxamento muscular progressivo.

Respiração Diafragmática

O diafragma é um músculo em forma de leque, que separa a cavidade toráxica (acima do diafragma) da cavidade abdominal(abaixo do diafragma). A maior parte das pessoas não respira de forma suficientemente profunda porque utiliza na respiração apenas a cavidade toráxica.Uma forma de respirar utilizando toda a capacidade  dos pulmões e permitindo receber cerca de 7 vezes mais oxig~enio é a respiração diafragmática , também conhecida como respiração abdominal.

Quando a pessoa INSPIRA , o diafragma desloca-se para baixo, ficando quase plano, diminuindo a pressão de ar nos pulmões e puxando o ar para dentro,e o abdomem desloca-se para fora. Quando a pesoa EXPIRA , o diafragma desloca-se para cima, ficando semelhante a um cone, aumentando a pressão do ar nos pulmões e empurrando o ar para fora, e o abdomem desloca-se para dentro.

Ao aumentar a recepção de oxigênio , a respiração diafragmática pode apresentar variados benefícios ; nomeadamente, estimula a resposta de relaxamento, permitindo descer o nível de ansiedade, tensão muscular, etc.

TREINAMENTO MUSCULAR AUTÓGENO

O TREINAMENTO AUTÓGENO foi desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista alemão J. Schultz, usando a concentração sobre sensações corpóreas.

O relaxamento tem poderes de serenar a mente sem remédios, pois a pessoa pode parecer tranquila, sem fazer nada, mas sua mente está disparada , sempre pensando em muitas coisas ao mesmo tempo. Nossa mente pode ser comparada a um computador com muitos softweres ,muitos arquivos, trabalhando em ritmo acelerado e contínuo que precisa, vez por outra, parar e executar “desfragmentação”,”scandisk”,limpeza de disco.

A prática do relaxamento será uma ferramenta complementar para diminuir os estados de ansiedade, tensão, prevenindo e aliviando a DOR.

Este texto foi escrito por:

Cynthia Ayres de Abreu

Email: [email protected]

Skype cynthia.ayres.de.abreu

www.coachingdevida.net.br

Rua Gomes de carvalho 1266 cj64

Vl. Olímpia-SP

tel.(11) 4112-1795

2 Replies to “Relaxamento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.