Nervo Trigêmeo

O nervo trigêmeo e seu papel nas dores de cabeça

Nervo Trigêmeo e as Cefaleias
Nervo Trigêmeo e as Cefaleias

O nervo trigêmeo e seu papel nas dores de cabeça

Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve sobre o artigo publicado na revista Journal of Headache and Pain, sob o título: “The fifth cranial nerve in headaches”, dos autores Edvinsson JCA et al. On behalf of the European Headache Federation School of Advanced Studies (EHF-SAS).

Para acessar o artigo na íntegra clique aqui Nervo Trigêmeo

Resumo:

O quinto nervo craniano (nervo trigêmeo) é o denominador comum para muitas dores de cabeça e dores faciais atualmente conhecidas. Projetando-se a partir do gânglio trigêmeo, ele se conecta ao tronco cerebral sendo responsável pela sensibilidade de várias partes da cabeça e do rosto. Os autores descrevem nesta revisão as estruturas neuroanatômicas envolvidos no sistema trigeminal. Apresentam também o que se sabe sobre várias dores de cabeça primárias, neuropatias dolorosas e seus tratamentos farmacológicos.

Comentário:

A revisão é muito bem feita, explora os diversos aspectos do envolvimento do nervo trigêmeo nas dores de cabeça e dores faciais. Algumas figuras merecem destaque como esta abaixo:

Nervo Trigêmeo
Nervo Trigêmeo

A anatomia é detalhada com os ramos V1 (ramo oftálmico do trigêmeo), ramo v2 (ramo maxilar) e v3 (ramo mandibular). O artigo detalha também o importante complexo trigêmino-cervical, e a influência do trigêmeo na cefaleia tensional, enxaqueca, cefaleia em salvas, suna, sunct, neuralgia do trigêmeo.

Qual a nome correto, neuralgia do trigemio ou neuralgia do trigêmeo?

A nomenclatura correta é neuralgia do trigêmeo.

Para saber mais sobre o assunto clique em neuralgia do trigêmeo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.