Metilfenidato (ritalina, concerta), déficit de atenção (TDAH) e dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia

 Concentracao

Metilfenidato (ritalina, concerta), déficit de atenção (TDAH) e dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia

O metilfenidato, remédio para tratamento do TDAH na criança e no adulto, conhecidos no mercado como Ritalina e Concerta, tem uma ligação estreita na área das cefaleias. O primeiro aspecto a ser considerado é a dor de cebeça como efeito colateral do metilfenidato. Em alguns casos a Ritalina – Concerta podem dar cefaleia, ou piorar crises de enxaqueca, porém, existem casos associados de enxaqueca e TDAH, e pode até a dor de cabeça melhorar com o tratamento do TDAH, pois a pessoa fica menos acelerada, mais focada,menos ansiosa, melhora o humor e isto evita as sobrecargas que são fatores desencadeantes da dor.

É importante investigar se não está juntamente com o TDAH e a enxaqueca uma comorbidade frequente nesta situação:  a depressão bipolar, ou transtorno bipolar. Alguns pacientes não se enquadram no conjunto de sintomas típico de depressão bipolar mas apresentam irritabilidade, oscilação do humor, aceleração mental que podem ser além de originadas do TDAH, oriundas do chamado espectro bipolar, o que também tem relãção com enxaqueca. Neste caso o uso de neuromoduladores, anticonvulsivantes como o topiramato, divalproato, pregabalina, carbamazepina, lamotrigina podem ser usados.

Atenção! Não se auto-medique! Procure um médico para realizar um correto diagnóstico e tratamento. Este texto foi escrito pelo Dr Mario Peres,

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para:

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

Para saber mais sobre as publicações do Dr Mario Peres clique em artigos. Para saber mais sobre o centro de cefaleia clique em clínica. Para saber mais sobre os tratamentos de enxaqueca clique em enxaqueca ou dor de cabeça 

TDAH

9 Replies to “Metilfenidato (ritalina, concerta), déficit de atenção (TDAH) e dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia”

  1. que procedimento é feito nem crianças que levou puxão de cabelo e causou edema na cabela …..

    o puxão de cabelo doi grande e a cabeça dele começou a incha, qual a causa

  2. Olá, sou estudante de biologia, estoufazendo uma pesquisa da forma biologica da doença deficit de atenção, quero saber se tem como eu fazer uma pesquisa com vocês. Obrigada.

  3. meu filho de 8 anos e muito esquecido, ex: peço para pegar alguma objeto da dois ou tres passos ja esqueceu e tem muita dificuldade de aprender, coloquei ele para fazer aula de futebol nao foi em frente ficava desligado perdido em meio de campo nao sabia pra que lado ia…

  4. Tenho dist. de ansiedade,não bem especificado( depressão?, TOC? Ansiedade generalizada?, Pânico?, ambas? )Fiz uso vários anti-depressivos, em suas várias combinações, incluindo topiramato s/ melhora.Como meu irmão tem diagnóstico de TDAH s/, hiperatividade e usa metilfenidato, resolvi iniciar tal medicação.Houve melhora quase total. . Como tenho cefaléia desde a adolescência ( 39 anos agora ), gostaria de saber se há compatibilidade p/ uso do Topiramato.

  5. Comecei usar ritalina por prescrição médica a 4 dias e notei que apareceram duas bolinhas de sangue na minha pele, uma no joelho e outra no cotovelo. Gostaria de saber se é efeito colateral da ritalina, devo suspender o medicamento? Não tenho como voltar essa semana no médico.

    Obs: Tomo 10mg de manhã e 10mg de tarde.

    Essa é a foto da bolinha que apareceu em minha pele. http://img208.imageshack.us/img208/586/p1270474.jpg

  6. Sou farmacêutica e estou fazendo um trabalho a respeito do uso do metilfenidato em crianças de 7 a 10anos.Necessito de dados estatísticos do uso e resultados deste tipo de tratamento, porém não estou encontrando.Gostaria de saber se voc~es teriam estes dados para enriquecer o meu trabalho.
    Agradeço a atenção e fico aguardando a resposta.
    Obrigada
    Marilza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.