Highlights das pesquisas apresentadas

congressoenxaquecaIHC2009

Abaixo encontram-se as pesquisas apresentadas no congresso este ano, um breve resumo de cada uma:

Progressão das Lesões de Substância Branca em Enxaqueca: resultados do seguimento por 9 anos no estudo CAMERA II. Foram re-estudados 114 pacientes com enxaqueca com aura, 89 com enxaqueca sem aura e 83 controles, não houve diferença na progressão das lesões em geral, porém em mulheres com enxaqueca com aura a progressão foi maior, o estudo apresentado ainda não está completo em sua análise, teremos que aguardar mais tempo para melhor definição.

Evidência populacional de ligação de enxaqueca com shunt direito-esquerdo. Também como resultado do estudo CAMERA II, foram observados pacientes com enxaqueca com aura, enxaqueca sem aura e controles que realizaram exame de doppler transcraniano para avaliar a presença de shunt direito-esquerdo. O shunt D-E foi achado em 52% dos pacientes com enxaqueca, 60% em enxaqueca com aura, sendo 46% de shunts de moderado para grande, comparado com 29% na população de controles.

Cefaleia Hípnica, 14 pacientes alteração morfológica no hipotálamo, cíngulo e insula bilateralmente, blink reflex e potencial evocado trigeminais normais.

Zelrix, sumatriptan iontoforesis patch

Levadex novo método de DHE map0004 orally  inhaled, estudos mostram que o remédio é superior a placebo.

COL-144 5ht1 F, , alívio da enxaqueca sem vasoconstrição.

PREEMPT 1 e 2 , onabotulinumtoxinA para o tratamento da enxaqueca crônica, ocorreu redução em dias de dor em

Investigação na cefaleia em trovoadas (thunderclap headache), em geral é feita com uma tomografia e o exame do LCR, porém diagnósticos como a arterite temporal doenças da hipofise, trombose venosa cerebral, dissecções arteriais podem ser perdidas, portanto considerar RM e angiografia em pacientes com este tipo de dor de cabeça.

6 Replies to “Highlights das pesquisas apresentadas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.