Dores de Cabeça Frequentes – Dores de Cabeça Constantes

Dr Mario Peres, médico neurologista escreve sobre as causas, sintomas e tratamento das dores de cabeça constantes

Dores de cabeça constantes, frequentes são comuns na população geral. Estudo por nós realizado mostrou que no Brasil 6,9% das pessoas apresentam mais dias com dor de cabeça do que sem dor.

O diagnóstico das dores de cabeça constantes e frequentes tem que ser realizado, o que pode ser uma dor de cabeça constante, o que podem ser dores de cabeça frequentes? O primeiro passo é distinguir entre dores de cabeça (cefaleias) primárias ou secundárias. As dores de cabeça podem ser originadas de doenças outras como a sinusite, meningite, tumor cerebral, aneurisma cerebral ou também causas simples como infecções virais, anemias, hipotireoidismo.

Quando a dor de cabeça constante e frequente é caracterizada como uma cefaleia primária, agrupamos nas chamadas dores de cabeça diárias, a cefaleia crônica diária.

Dor de Cabeça Constante
SINTOMAS ASSOCIADOS A DORES DE CABEÇA CONSTANTES

Pode ser comum apresentarem-se sintomas juntamente com as dores de cabeça constantes, dores musculares, dores na nuca, dores no pescoço. As dores de cabeça podem ser apenas do lado esquerdo, ou apenas do lado direito, isto pode apontar para alguma causa específica, o médico avaliará este aspecto com detalhe. As dores podem aparecer com tontura, vertigem, sensação de rodar, ou mesmo uma tontura como um mareamento, ou sensação de cabeça leve, sem a sensação rotatória. Formigamentos podem aparecer também. Ansiedade e dores de cabeça são muitas vezes associadas, estresse (stress), preocupações excessivas, antecipação de acontecimentos frequentemente podem estar presentes nos quadros de cefaleias constantes. A sensação de pressão na cabeça é muitas vezes descrita, mas quando o diagnóstico está relacionado a enxaqueca a dor de cabeça normalmente é latejante, é pulsátil.

Dores de cabeça constantes e frequentes podem aparecer na criança, na infância, também na gravidez, menopausa, climatério.

CEFALEIA CRÔNICA DIÁRIA

A cefaleia crônica diária é uma síndrome que compreende quatro doenças que tem em comum o fato de apresentarem a dor de cabeça diariamente, ou quase diariamente, por definição, dor de cabeça ou cefaleia diária é aquela dor de cabeça que aparece por mais do que 15 dias em um mês, por mais de três meses.

Enxaqueca crônica, cefaleia tensional crônica, hemicrania continua, cefaleia nova diária e persistente são as quatro síndromes que compoem a cefaleia crônica diaria.

A enxaqueca crônica evolui geralmente de uma cefaleia do tipo enxaqueca, ocasional, esporádica, e passa a aumentar a frequencia até chegar a ser diária, ou vir mais dias com dor do que sem dor. Da mesma forma a cefaleia tensional, porém como o próprio nome coloca, com caracterísitcas de dor de cabeça tipo tensional.

A cefaleia nova diária e persistente é caracterizada pela cefaleia de início já com fequencia alta, diária, não ocorre uma evolução como na enxaqueca crônica e cefaleia tensional crônica. Chamada em ingles de “new daily persistent headache”.

A hemicrania continua também é classificada como uma cefaleia trigêmino-autonômica. É uma dor de cabeça que responde completamente a indometacina, uma antiinflamatório, que com o ajuste de dose alivia 100% das dores da hemicrania continua. A dor de cabeça pode ser forte nas exacerbações, mas tem uma dor de cabeça basal continua de intensidade leve e moderada. O termo hemicrania significa na metade do cranio, a hemicrania continua portanto  é uma dor de cabeça que ocorre apenas em uma metade da cabeça.

TRATAMENTO DA DOR DE CABEÇA CONSTANTE e FREQUENTE

Após definido o diagnóstico da dor de cabeça constante, frequente, se for descoberta alguma doença como a sinusite ou meningite ela será tratada conforme a avaliação médica. Sendo definida uma cefaleia primária como a enxaqueca, cefaleia tensional ou outra dor de cabeça, o tratamento será preventivo, para evitar que venha a dor de cabeça, com medidas medicamentosas e não medicamentosas, remédios como antidepressivos, anticonvulsivantes (neuromoduladores), betabloqueadores, melatonina, toxina botulínica (botox), bloqueios de nervos, vitaminas e fitoterápicos podem ser utilizados.

Um cuidado especial tem que ser tomado com a prescrição e uso de analgésicos, pois pode ocorrer a cefaleia rebote, pelo uso abusivo dos analgésicos. Pode ser necessário um tratamento de transição para desintoxicação dos analgésicos.

Este artigo e qualquer informação do site não substitui uma consulta médica, não se auto-medique, procure um neurologista. Este artigo foi escrito e revisto pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, coordenador do Centro de Cefaleia São Paulo em 15 de maio de 2010.

Para marcar uma consulta no Centro de Cefaleia ligue para (11) 3285-5726, para marcar no Hospital Albert Einstein ligue para (11) 2151-0110.

Palavras-chave: dor de cabeça, dor de cabeça constante, dor de cabeça estresse, dor de cabeca frequente, dor de cabeca lado direito, dor de cabeca lado esquerdo, dor de cabeca muscular, dor de cabeça na criança, dor de cabeça na gravidez,dor de cabeca na nuca, dor de cabeca no pescoço, dor de cabeca stress, dor muscular, dor na nuca, dores de cabeça, dores de cabeça aneurisma, dores de cabeça aneurisma cerebral, dores de cabeça ansiedade, dores de cabeça constantes, dores de cabeça estresse, dores de cabeça fortes, dores de cabeca frequentes, dores de cabeça meningite,dores de cabeca musculares, dores de cabeça na criança, dores de cabeça na gravidez, dores de cabeça pressão, dores de cabeça remédio, dores de cabeça sinusite, dores de cabeça stress, dores de cabeça tontura, dores de cabeça tumor, dores de cabeça tumor cerebral, dores de cabeça tumor na cabeça, dores musculares, remédio para dores de cabeça, tratamento dores de cabeça, tratamento para dores de cabeça, Enxaqueca crônica, cefaleia tensional crônica, hemicrania continua, cefaleia nova diária e persistente, antidepressivos, anticonvulsivantes, neuromoduladores, betabloqueadores, melatonina, toxina botulínica, botox, bloqueios de nervos, vitaminas, fitoterápicos

Dores de Cabeça Constantes

51 Replies to “Dores de Cabeça Frequentes – Dores de Cabeça Constantes”

  1. Ola tenho tido umas dores de cabeça só de um lado a primeira aconteceu era umas 11 da manha e senti tontura fiquei meio flutuando a segunda foi 1 e 30 da manha estava dormindo e acordei com essa dor,logo depois dormi atarde e acordei tbm com essa dor ando tendo medo de dormi e acorda com essa dor pode ser uma enxaqueca ou algo pior …Por favor aguardo resposta!! Obrigado Nathalya

  2. Tenho muitas dores de cabeça com frequência, acompanhadas de dores na nuca chegando aos ombros, e com muitos enjoos e tonturas.

  3. Tenho fortes dores de cabeça, e estou ficando vesga, já fiz diversos exames ate tirei liquido da espinha para baixar a pressao, segundo medicos….já fui a mais ou menos em torno de sete neurologistas e nenhum dele conseguiu dar fim a esta dor ……é como se meus miolos estivessem todos soltos.
    Mgnolia

  4. Olá estou gravida de 31 semanas e fazem uns 10 dias que me ocorrem dores de cabeça somente do lado esquerdo da cabeça, umas fisgadas fortes, percebi que ela ocorre mais quando faço algum esforço como levantar por exemplo.
    Minha narina esquerda também geralmente está entupida, tive muita enxaqueca no início da gravidez até com aura, mas agora está diferente, é todo dia porém esporádica e até vai embora sem remédios.Estou muito preocupada por favor preciso ter uma ideia do que possa ser, já que não posso tomar remédios fortes.
    Grata,
    Danyele.

  5. OLA!NÃO AGUENTO MAIS SENTIR DORES DE CABEÇA.SINTO DOR QUASE TODOS OS DIAS NA CABEÇA TODA. FICA LATEJANDO DANDO FISGADAS.POR FAVOR ME AJUDE.
    OBRIGADA.

  6. tenho dores de cabeça, tem uns 15 dias que a dor de cabeça vai e volta, ja tomei duas injeções sendo uma delas voltarem, e mesmo assim dai em diante não tem parado a dor de cabeça, estas dores é mais do lado esquerdo da cabeça, e no dia q tomei a injeção no posto estava sentindo também formigamento nas mãos e depois sentia também formigamento perto do nariz, mas não sinto mais formigamento só dor de cabeça!oque pode ser?por favor me responda!pode me enviar para o meu msn mesmo [email protected]
    Deus abençoe!

  7. Ola, minha cabeça fica latejando constante diariamente, meio que alternando os lados, o que pode ser isso ja to ficando paranoico com a situaçao me ajude por favor

  8. Boa Noite Dr.
    Meu nome é Ricardo estou passando por uma faze dificil com meu pai faz 15 dias que ele esta com uma dor de cabeça e não achamos nada que faça passar .
    Fizemos muitos exames a pedido de um medico por fim fizemos uma resonancia magnetica e tabem nao apresenta nenhum quadro para essa dor que ele relata que quando vem é umas fisgadas muito forte.
    Meu pai tem 59 anos e estou precisando de alguma opinião sobre o caso pois moro no Rio Grande Do Sul e preciso de uma ajuda.

    Desde ja agradeço e espero por uma ajuda obrigado.

  9. Dr. tenho 28 anos, tenho hipotiroidismo, porem esta controlada e tenho sentido dores de cabeca diariamente, com muita sensibilidade a claridade, as vezes uma ardencia no pescoco do lado esquerdo..
    Como faco para fazer uma consulta com o SR.

    AGUARDO UMA RESPOSTA..
    ATT,
    Mayara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.