Cefaleia Vascular

O que é uma cefaleia vascular?

A cefaleia vascular é uma denominação para dores de cabeça do tipo enxaqueca, pois na fisiopatologia da enxaqueca existe um componente vascular importante, pois ocorre vasodilatação, a dor é do tipo pulsátil, latejante.

A primeira teoria sobre enxaqueca foi a teoria vascular, idealizada por Graham e Wolff. Dores de cabeça que estejam relacionadas com os vasos, artérias ou veias no cérebro, são então chamadas de cefaleias vasculares. Porém, uma cefaleia vascular pode ser primária como no caso da enxaqueca, ou secundária quando alguma outra doença arterial está presente como um aneurisma cerebral, avc, avci, avch, arterite, arterite temporal, dissecção arterial, estenose arterial, trombose venosa cerebral.

Remédios que atuam no componente vascular são os betabloqueadores, propranolol, atenol, metoprolol, selozok, os bloqueadores do canal de cálcio, flunarizina, e na crise de dor os triptanos, naratriptano, naramig, sumatriptano, sumax, imigran, rizatriptano, maxalt, zolmitriptano, zomig

17 Replies to “Cefaleia Vascular”

  1. ola tenho dores de cabeças intensas isso a 2 meses já passei no neuro fiz uma serié de exames ñ deu nada,tomo remédio e mesmo assim as dores ñ passam,quando eu ando mim sinto mal minha pernas,ficam fadigadas tipo francas,uma dor q se enradia,hora ta de um lodo hora de outro,uma dor pulsativa …oq eu devo fazer???

  2. tenho dores de cabeça há um tempo e durante as crises fico com a visão completamente borrada e algumas partes do corpo formigam ou dormecem

  3. Bom dia;
    Minha esposa sofre de cefaléia vascular, porém sente poucas dores de cabeça, mas sofre com as vistas embaraçando e zonzura. Gostaria de saber qual o medicamento mais indicado pra ela tomar.

  4. ola eu sou dayse e ja faz 1 mes e 15 dias que minha dor de cabeça começou mais nao é uma dor de cabeça normal ela é pulsatil e lateral fui ao medico fiz uma serie de exames ate raio-x e nao deu nada e o medico concluiu que é cefaleia vascular ja tomei medicamento mais ela nao passa o que eu tenho que fazer agora?

  5. olá doutor. minha filha de 19 anos tem dores de cabeça fortíssimas, e quase todos os dias. ela é muito nervosa e vive tensa com absolutamente tudo. Há alguns meses que ele diz ter um calombo,uma pequena saliência atrás da cabeça proximo a orelha,mas na cabeça mesmo. E eu já percebi que sempre que ela fica nervosa essa saliência doi,e fica tão dolorido que parece puxar a musculatura do trapézio,que por sua vez fica doendo também. Dr. o que poderia ser isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.