covid dor de cabeça

Dor de cabeça: um dos sintomas mais frequentes do COVID-19

Dor de cabeça: um dos sintomas mais frequentes do COVID-19

Dr Mario Peres, médico neurologista, pesquisador da área de cefaleias escreve sobre dor de cabeça e os sintomas do COVID-19.

Quais foram os sintomas mais frequentes de COVID-19?

O estudo EPICOVID-19 mostra que a dor de cabeça aparece na maioria dos que tiveram o teste positivo para COVID-19, 62,2%, perdendo apenas para a perda do olfato, que aparece em 62,9%. Outros sintomas do COVID-19 além da dor de cabeça foram febre, tosse, dor no corpo, dor de garganta, diarreia, falta de ar, tremores, palpitação, vômitos, sendo que apenas 9% relataram não terem apresentado nenhum sintoma de coronavírus

covid dor de cabeça
sintomas mais frequentes do covid-19

O estudo Brasileiro EPICOVID-19 avaliou em 21 a 24 de junho de 2020 uma amostra de 89.397 pessoas, em 133 cidades de todas as regiões do Brasil.

cidades covid
cidades covid

A maior porcentagem de positividade do COVID-19 no Brasil foi encontrada nos estados do Norte e Nordeste, seguidas do Sudeste, Centroeste e Sul.

pandemia coronavirus no Brasil
pandemia coronavirus no Brasil

Um dos dados surpreendentes, na minha opinião, foi que apenas 39% das pessoas que moram na mesma casa de alguém que testou positivo para o coronavírus teve também seu teste positivo. Com esta informação podemos concluir que ou o teste não tem poder de detecção suficiente, ou, o que acho mais provável, que há uma imunidade outra, celular ou de barreira, que impede em mais da metade dos que estão convivendo com a pessoa doente de pegar a doença.

Para quem já tem enxaqueca, é possível que dor de cabeça seja um sintoma do covid-19 que apareça com mais frequência, mais estudos são necessários para avaliar esta questão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.