Tratamento natural para enxaqueca

Dr Mario Peres escreve sobre as possibilidades de tratamento para enxaqueca sem remédios

acupuntura, terapia alternativa cefaleia

Alimentação, acupuntura e terapia são algumas opções complementares

Enxaqueca pode ser tratada sem remédios? Existe tratamento natural para enxaqueca? Tratamentos para enxaqueca caseiros podem funcionar? Enxaqueca pode ser tratada na gravidez sem medicamentos? São todas perguntas muito frequentes em quem sofre de crises de enxaqueca.

É fundamental termos o conceito de tratamento preventivo, em primeiro lugar, o tratamento da enxaqueca não é só na hora da dor, e sim EVITAR QUE AS CRISES APAREÇAM! O tratamento preventivo da enxaqueca é um passo fundamental, levantamos em um estudo por nós realizado que menos que 10% dos sofredores de enxaqueca fazem o tratamento correto, o tratamento preventivo da enxaqueca.

Entender o que é a enxaqueca é fundamental para o paciente, saber suas causas e como evitá-la. Entender que o sistema de dor é um sistema de defesa do organismo que dispara quando algo nao está bem, e na enxaqueca ele dispara demais. Portanto é imprescindível tratar o problema na sua raiz, evitando que o sistema de dor dispare excessivamente, analgésicos nāo sāo tāo importantes quanto preventivos.

Normalmente os tratamentos medicamentosos e não medicamentosos para enxaqueca sāo associados.

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Um bom nível de exercícios físicos é parte importante do tratamento, exercícios físicos regulares, aeróbicos, com alongamentos, sem sobrecarregar a musculatura do pescoço, leia mais em tratamento da enxaqueca com exercícios.

PSICOTERAPIAS

Existem várias linhas de psicoterapia, o resultado é positivo, vários estudos mostram que é possível tratar a enxaqueca com psicoterapia, especialmente a psicoterapia cognitiva comportamental. Dra Juliane Mercante, psicóloga com doutorado pelo IPq-FMUSP, tem vasta experiência no tratamento não medicamentoso da enxaqueca, acesse o site http://enxaquecaeansiedade.com para saber mais.

HIGIENE DO SONO

A higiene do sono pode ajudar muito no tratamento da enxaqueca, dormir bem, conseguir aprofundar o sono, evitar pensamentos excessivos, preocupações antes de dormir, aprender a relaxar, são elementos eficazes para melhorar o controle da dor.

Manejo do estresse, Relaxamentos

Aprender a lidar com as sobrecargas do dia a dia, tanto externas, quanto internas, ou seja, as cobranças que temos conosco, comum o padrão em pacientes com enxaqueca de se cobrarem muito, um alto grau de exigência consigo mesmo é prejudicial para o tratamento da enxaqueca. Aprender a relaxar, meditar, controlar a irritabilidade pode ajudar muito.

FISIOTERAPIA

A fisioterapia pode ser usada com sucesso no tratamento da enxaqueca, hidroterapia, tratamentos posturais, aplicação de LASER, digitopressão, massagens, todos podem contribuir. Leia mais sobre o tratamento com LASER em http://cefaleias.com.br/blog/laser-terapia-dor-tratamento-enxaqueca

Acupuntura pode ser também empregada no tratamento da enxaqueca sem remédios, mas é preciso uma determinação para cumprir a sequência das sessões, leia mais no http://www.medicoacupunturista.com.br/

EVITAR OS DESENCADEANTES é também importante, para entender melhor muitas vezes é necessário preencher um diário, anotando a ocorrência das crises e os fatores que as provocaram

Os principais desencadeantes sāo:

  • preocupações, ansiedade, stress
  • ficar sem comer, bebida alcoólica, excesso de café, adoçantes
  • Período menstrual na mulher
  • Dormir pouco, dormir muito, sono mal dormido
  • Sol, claridade, mudanças climáticas
  • Cigarro, poluiçāo
  • Dietas muito restritivas nāo adiantam muito a nāo ser que seja constatada alguma alergia, intolerância à lactose ou doença celíaca (glúten).

TRATAMENTO COM BOTOX

Uma excelente opção para o tratamento da enxaqueca é a aplicação da toxina botulínica, o Botox. Novos estudos tem mostrado a eficácia, temos experiência de mais de 10 anos, desde 2000, quando os primeiros estudos estavam sendo feitos nos Estados Unidos, quando trabalhava na clínica de cefaleia da Thomas Jefferson University, Filadélfia, que os tratamentos com botox para enxaqueca vem sendo aprimorados, hoje o FDA nos Estados Unidos já aprovou o tratamento para enxaqueca crônica com Botox, leia mais no http://cefaleias.com.br/enxaqueca/tratamento-da-enxaqueca-com-botox

MELATONINA

Uma das linhas de pesquisa que venho me dedicando desde o início da minha carreira na área das cefaleias é o papel da melatonina nas cefaleias, com publicações em revistas científicas nacionais e internacionais (veja o curriculum lattes Mario Fernando Prieto Peres). A melatonina é vendida nos Estados Unidos como uma vitamina, sem receita, no Brasil ela precisa ser importada, a ANVISA, a meu ver, corretamente, não permite o registro como uma vitamina, mas ao mesmo tempo, ela é barata o sificiente para não ser vendida em farmácias pelos laboratórios farmacêuticos, a melatonina é encontrada na Argentina, Chile, America do Norte e diversos países da Europa.

O tratamento com a melatonina para enxaqueca é eficaz e bem tolerado, várias outras cefaleias e distúrbios do sono tem também a indicação clínica para seu uso.

VITAMINAS E FITOTERÁPICOS

A vitamina B 2, riboflavina, o magnésio, coenzima q 10, e fitoterápicos como o petasites hibridus, tanacetum parthenium podem ter resultado benéfico no tratamento da enxaqueca.

ATENÇÃO! NÃO SE AUTO MEDIQUE!

Procure um neurologista para realizar o tratamento da enxaqueca e outras dores de cabeça.

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, diretor do Centro de Cefaleia Sāo Paulo, ligue para:

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726 Jardins – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110 Morumbi, São Paulo, SP

Leia o livro Dor de Cabeça: o que ela quer com você? Integrare Editora, Escrito pelo Dr Mario Peres

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments (7)

  • Sandra Sampaio

    |

    Prezado Dr. Mário, solicito sua indicação de um neurologista para tratamento da minha dor de cabeça aqui em Curitiba-PR onde moro.
    Att

    Reply

  • Marinelma Rêgo da Silva

    |

    Dr. sinto muitas dores de cabeça frequentemente e também tenho fortes crises de sinusite já fiz vários enxames e foi constatado tanto a enxaqueca como a sinusite. Só que eu gostaria de saber se existe um tratamento serio que possa me curar realmente porque eu não aguento mais estas dores de cabeça que convive comigo a vários anos, agora estou sentindo umas sensibilidade na cabeça(no couro cabeludo)quando passo a mão em determinados lugares da cabeça e também sinto a cabeça queimar, será que pode ser outro problema se desencadeando? Por favor me ajude não tenho no momento condições financeiras para fazer uma consulta particular e fazer os enxames também. Por favor aguardo uma resposta com urgência. Muito obrigado.

    Reply

  • Jose Geraldo Leal de Castro

    |

    Tenho uma cefaléia há mais de 40 anos, às vezes doia uma ou duas vx na semana agora é diariamente e unilateral, um dia de um lado e no outro do outro. Já fiz muitos tratamentos com neurologistas e nada, só tenho dor, nenhum outro sintoma. Completei 65 anos.

    Reply

  • Wilma

    |

    Olá dr.preciso muito de uma segunda opinião pois estou aflita.Estou me recuperando de uma enxaqueca oftálmica,(segundo o oftálmico e um neuro)só agora após 30 dias fiz uma TC,estou duvidosa pois a dor dos olhos continúam, na verdade mais fraca, e não estou podendo firmar os olhos para nada pois cansam e doem, estou tomando Sibelim, o neuro mandou tomar sublingual. O que eu queria saber é se realmente a melhora é demorada, inclusive estou com perturbação visual e ao olhar para a esquerda não consigo focar a imagem, voltei no oftálmico e falei sobre isso e se precisava fazer um exame de campimetria e ele disse que não, que tudo isso é da enxaqueca mesmo.
    Será que me exxpliquei direito?
    Me ajuda dr.
    grata
    Wilma

    Reply

Leave a comment

Para Marcar Consulta

Para Marcar consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, CRM-SP 86494 ligue para (011) 3285-5726 para consultas no Centro de Cefaleia ou (011) 2151-0110 para consultas no Hospital Albert Einstein, sala 110.

Redes Sociais

Conheça também o portal Dor de Cabeça.net

Na mídia

Jornal da Tarde O Estado de São Paulo Folha de S.Paulo Radio Câmara Veja GAZETA Band TV BRASIL REDE GLOBO CBN RECORD Globo News Viva Saúde