Pacientes com enxaqueca menstrual (EM) são consideradas aquelas com crises de enxaqueca que aumentam sua freqüência durante o período menstrual, e constituem cerca de um terço das pacientes com enxaqueca. No entanto, enxaqueca menstrual verdadeira (EMV) são crises que ocorrem apenas entre  os dias -2 (dois dias antes do inicio da menstruação) e +3 (três dias depois) do ciclo menstrual, e em nenhum outro dia fora deste período. Neste critério mais restrito, encontram-se apenas 7% das pessoas com enxaqueca.

Enxaqueca menstrual ocorre provavelmente pela queda dos níveis de estrógeno.

O tratamento medicamentoso da enxaqueca menstrual engloba medicações preventivas, abortivas da crise e terapias hormonais. Anti-inflamatórios, ergotaminas e triptans podem ser usados para o tratamento da crise de enxaqueca, e estas mesmas medicações podem ser usadas numa estratégia chamada de prevenção de curto prazo, utilizando-as durante o período previsto de ocorrência das crises durante o período menstrual, geralmente de 5 a 7 dias. Medicações profiláticas normalmente utilizadas no tratamento preventivo da enxaqueca (antidepressivos, beta-bloqueadores, anticonvulsivantes) podem ser utilizadas durante todo o ciclo menstrual caso a paciente não responda a estratégia de prevenção de curto prazo.

Terapias hormonais também podem ser utilizadas no tratamento da EM, particularmente os patches transdérmicos de estrógeno. Danazol, tamoxifeno e bromoergocriptina podem ser benéficos nos casos resistentes. Tanto a histerectomia quanto a ooforectomia não são efetivas no tratamento da EM.

9 Replies to “Enxaqueca menstrual”

  1. Tenho dores de cabeça intensa no período pré e pós menstrual, normalmente não sou de tomar remédio, e quando tomo as dores não passam, tem algum remédio que possa me indicar?!

    Desde já agradeço!

  2. sinto fortes dores de cabeça desde minha primeira menstruação, fiz um tratamento um período tomando remédios antes de dormir e durante um tempo amenizou as dores, porem ultimamente venho tendo dores insuportáveis no segundo e terceiro dia da menstruação, isso me atrapalha no serviço e não tenho disposição para nada. Sempre que a dor inicia já tomo cefaliv mas no caso como hoje, tomei 2 vezes e não aliviou. O que devo fazer?

  3. tenho muitas dores d ecabeça , ja fui ao neurlogista ele me disse q a minhas crises sao tensionais , na maioria , ja fui em dois mas nao em pediram tomografia . agora estou tendo muita dor nos dias de menstrurar as vezes antes , as vezes depois , essa crise e forte so dói por cima de um olho, nada tira a dor ela costuma doer por 2 dias depois passa , as outras dores que eu sinto sao fracas , passam sem remedios , mas fico preocupada pois estou c um problema de tensao no pescoço , ja fui em varios ortopedistas , fiz uma tomografia da coluna , nao deu nada , eles me falaram q e tensao ,ja melhorou muito as dores , estou fazendo hidroginastica , mas ainda me incomoda.

  4. Olá Dr. sofro horrores com minha enxaqueca.Já está prejudicando meu dia dia no trabalho e em casa. Sou de Campinas SP. Você tem como me indicar algum médico daqui de Campinas especialista em enxaqueca? Agradeço a atenção.

  5. Tenho enxaqueca antes do período menstrual de 4 a 5 dias antes da menstruação e no 4º ou 5º dia da menstruação , as dores são muito forte. Já faço tratamento com neurologista tomo Amato(75 mg) todas as noites as crises diminuiram, mas ainda é forte e muitas vezes tenho que ser hospitalizada tomar medicamento na veia. Não aguento mais isso. Já parei de comer chocolate, tomar café e beber bebidas alcóolicas. O que posso fazer a mais para melhorar? Aguardo uma resposta.
    Obrigada.

  6. Sempre tenho dores de cabeça, tipo enxaqueca durante o período menstrual, o que devo fazer para evtar isso? Tem alguns alimentos que devo evitar nesse período? E quais auxiliam a amenizar os sintomas? Quando isso acontece tomo neosaldina, que funciona por algumas horas, mas logo volta o sintoma. Aguardo uma resposta. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.