Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

 

Agomelatina Valdoxan
Agomelatina Valdoxan

Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, atualizado em 13 de junho de 2020.

Foi aprovado em 2009 pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina apresenta um perfil de eficácia e tolerabilidade bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.

A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.

O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg.

Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.

Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina

119 Replies to “Valdoxan – agomelatina : um antidepressivo com ação na melatonina”

  1. Olá,Dr.Marcos!!!Sofro de problemas com o sono,juá tentei diversas medicações,inclusive a propria melatonina.O Valdoxan pode me ajudar?

  2. Prezado,

    penso que seria interessante explicar que cada depressão tem uma características e que algumas medicações, são eficientes, por esse motivo, para algumas depressões e para outras não. Falo especificamente do
    transtorno depressimo maior e suas combinações com outros estados.
    Além disso, seria interessante também apontar os efeitos colaterais co Agomelatina, assim como, para qual tipo de Transtorno de Humor ela foi empiramente mais eficaz.
    Grato
    Cláudio

  3. Meu medico me indicou esse medicamento para usar, estou me adapdando muito bem, porem ele é muito dificil de ser encontrado, e muito caro também, mas ele é maravilhoso. Gostaria muito de poder continuar meu tramento com o Valdoxan 25 mg.

  4. VEJO COM BONS OLHOS O VALDOXAN PARA MINHA DEPRESSÃO, POIS O FATOR SONO PESA MUITO NO EQUILÍBRIO DO BOM HUMOR.JÁ ESTÁ DISPONÍVEL ESTE NOVO ANTIDEPRESSIVO NO BRASIL?
    GRATO.

  5. Esse medicamento já é comercializado? Como fazer esse tratamento para enxaqueca? Auxilia também nas tensões musculares e dores na nuca?

  6. tenho enxaqueca a 6 anos e sou depresiva tomo frontal 01mg tomo 2 anoite durante o dia tomo daforim 20mg 1 demanha e tomo wvélbutrin 150mg atarde e rebaten la 80mg 1 comprimido ao dia mas nao estol bem por q tive trombose aseis mes atrais e lii na bula do rebaten la q ele pode cauzar trobose falei com meu medico mas ele dice q nao tem nada aver nao sei oq fasso estou com muito medo des remedios se voceis poderer meajudar fico muito agradesida um abraço para todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.